Topo

Preso na Lava Jato, Marcelo Odebrecht se afasta do comando da empresa

Marcelo Odebrecht se afastou da presidência da holding que controla várias empresas do grupo, entre elas a construtora - Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo
Marcelo Odebrecht se afastou da presidência da holding que controla várias empresas do grupo, entre elas a construtora Imagem: Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/12/2015 22h55

O empresário Marcelo Odebrecht decidiu se afastar da presidência da Odebrecht S.A., holding de sua família que controla várias companhias, informou na noite desta quinta-feira (10) a assessoria de imprensa do grupo empresarial. Ainda de acordo com a nota, ele também não preside mais os conselhos de Administração da Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Odebrecht Ambiental. 

A nota enviada pela construtora afirma que a decisão foi tomada por Marcelo Odebrecht na quarta-feira (9) “passados seis meses de sua prisão e tendo em vista o andamento de seu processo judicial”. A assessoria de imprensa informa ainda que o “Conselho de Administração da Odebrecht S.A. formalizou a nomeação de Newton de Souza, que segue como diretor-presidente da Odebrecht S.A. e Presidente dos Conselhos de Administração das empresas mencionadas.”

A Odebrecht diz ainda “acreditar que a injusta e desnecessária prisão preventiva de Marcelo será revogada, o que possibilitará que ele se dedique integralmente à sua família e à sua defesa nas ações penais a que responde. A Odebrecht confia que ao final dos processos judiciais em curso, a inocência de Marcelo Odebrecht será formalmente reconhecida”.

Os ministros da 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal da Justiça) adiaram para a próxima terça-feira (15) a decisão sobre pedido de liberdade apresentado pela defesa de Odebrecht. O ministro Ribeiro Dantas já se posicionou a favor do habeas corpus e sugeriu a aplicação de pena alternativa. Conforme pessoas com acesso aos demais ministros, contudo, a tendência é que o placar  se repita na próxima semana e Odebrecht continue preso.

A mesma 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia negado antes o pedido de habeas corpus para o empresário Otávio Marques de Azevedo, do grupo Andrade Gutierrez. Por quatro votos a um, os ministros decidiram mantê-lo preso sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção da Lava Jato.

Carreira no grupo

Marcelo, neto do fundador do grupo, Norberto Odebrecht, falecido no ano passado, estava no cargo desde 2009. Com idade de 47 anos, o executivo começou a trabalhar no conglomerado em 1992.

Filho de Emílio Odebrecht, que é presidente do conselho, ele sempre foi preparado para assumir o comando da companhia, atualmente com atividades em diversos setores, além da construção pesada e engenharia.

A Odebrecht tem negócios que vão da petroquímica, com a Braskem, à produção de etanol, terminal de contêiner, saneamento ambiental, arenas esportivas, como o Estádio do Maracanã, no Rio, e operações de linhas de metrô (Com "Valor Econômico").