Topo

Renan diz que Senado não terá recesso para agilizar processo de impeachment

Você aguentaria 20 horas sem celular só ouvindo discursos? Os senadores não

UOL Notícias

Ricardo Marchesan

Do UOL, em Brasília

12/05/2016 18h54

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que não haverá recesso de 15 dias na casa em julho. O objetivo é agilizar o andamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

O presidente disse que a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) não será votada até 17 de julho. Sem essa votação, o recesso não pode acontecer.

"Não havendo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nós não vamos ter esse recesso de 15 dias. E é bom, porque aí nós vamos poder agilizar no tempo aí a atividade processante do Senado Federal", disse.

Renan também falou que vai "compatibilizar" as sessões da Casa. "Eu vou, como combinei anteriormente, aguardar o contato do novo presidente da República para que nós possamos compatibilizar as sessões do Congresso Nacional, as suas convocações, com essa decisão que é fundamental para o Brasil."

Renan Calheiros disse que vai conversar com Temer para definir a pauta de votação do Senado. "Eu vou visitar os líderes e vou conversar com o novo governo para que nós possamos atualizar aquela pauta de prioridades", disse.

O presidente do Senado comentou também a longa sessão de votação, que durou mais de 20 horas. "Esperou que nós pudéssemos deliberar durante o Jornal Nacional, acabou vendo que nós tivemos que deliberar durante o Bom Dia Brasil", disse.