Topo

Delegado da PF cria fan page pessoal no Facebook para falar sobre Lava Jato

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio

18/05/2016 11h30

Investigador da Lava Jato, o delegado da PF Márcio Anselmo, que atua em Curitiba, criou na terça-feira (17) uma fan page no Facebook "destinada a divulgar temas afetos ao combate à corrupção, direito penal e aos trabalhos da Operação Lava Jato e da Polícia Federal". Em um dia, a página acumulava mais de 370 curtidas.

A exposição em redes sociais por parte de agentes da Polícia Federal é incomum. Procurada pelo UOL, a superintendência regional da PF no Paraná ainda não respondeu aos questionamentos encaminhados pela reportagem na manhã desta quarta (18).

Em dezembro do ano passado, o agente Newton Ishii tornou-se popular ao inspirar uma marchinha de carnaval: o "Japonês da Federal". Composta pelo advogado e compositor Thiago Vasconcellos de Souza, 36, em parceria com seus colegas músicos identificados como “Dani Batistonne”, “Jabolinha” e “Tigrão”, a música homenageia a operação após o apelido de Ishii aparecer nos áudios das conversas do ex-senador Delcídio do Amaral.

O sucesso foi tão grande que, durante os festejos carnavalescos desse ano, o rosto do policial deu origem a máscaras utilizadas pelos foliões.

Japonês da PF - Paulo Lisboa/Folhapress - Paulo Lisboa/Folhapress
Preso, Marcelo Odebrecht (à direita) é acompanhado pelo agente Newton Ishii, o "japonês da Federal"
Imagem: Paulo Lisboa/Folhapress

"Moromania"

Responsável pelos julgamentos da Operação Lava Jato, Sergio Moro é descrito como um sujeito pacato e reservado. Apesar da discrição, o magistrado tornou-se um dos focos de atenção do noticiário nacional em março de 2014, assim que a primeira fase da Lava Jato foi deflagrada.

De lá para cá, ele mandou prender alguns dos mais importantes políticos e empresários brasileiros. Com isso, virou um símbolo do combate à corrupção e deu início à "moromania".