Topo

Defesa de Dilma recorre ao STF contra prazo na comissão do impeachment

Constituição está pisoteada, diz Cardozo sobre prazos do impeachment

UOL Notícias

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

03/06/2016 17h20Atualizada em 03/06/2016 19h22

O advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, defensor da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), anunciou na tarde desta sexta-feira (3) que apresentará até a próxima segunda (6) quatro recursos ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski, por conta das decisões tomadas na comissão de impeachment do Senado nesta quinta (2).

O primeiro, segundo Cardozo, diz respeito ao prazo das alegações finais na comissão. O presidente do colegiado, Raimundo Lira (PMDB-PB), deferiu questão de ordem apresentada pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que reduziu em 20 dias o período para apresentação das alegações da acusação e da defesa.

"Todos viram que a proposta original do relator [da comissão, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)] tinha como base o paradigma das regras que disciplinaram o impeachment do ex-presidente Fernando Collor. O próprio Supremo Tribunal Federal entendeu que esse rito deveria ser seguido", argumentou o ex-ministro.

Segundo o advogado, não há "nenhum sentido" na mudança. "Nos pareceu muito claro que havia intenção muito forte de alguns setores que abreviar o mais possível o processo de impeachment", declarou. "Por que tanta pressa irrazoável? O que nós queremos não é procrastinar o processo, é exercer o direito de defesa."

Requerimentos

O segundo recurso é sobre os a apreciação do requerimentos por Anastasia, votada pela comissão sem que o advogado tivesse se manifestado previamente sobre cada item. "Me parece absolutamente inaceitável que a defesa seja manetada desta forma", disse o advogado.

"Eu fui intimado na noite anterior [na quarta-feira], menos de 24 horas antes, a me manifestar verbalmente sobre diligências requeridas pelos denunciantes. Pedimos prazo e dissemos que, à primeira vista, havia diligências que estavam fora do objeto da denúncia do impeachment. Qual foi a minha surpresa quando o senador Anastasia começa a ler a sua manifestação dizendo o que tinha deferido e indeferido, sem que a defesa tivesse tido a oportunidade de falar. Ou seja, ele já trouxe pronta", afirmou Cardozo.

Ele reclamou ainda que não foi consultado e nem tinha ciência dos 81 requerimentos apresentados pelos senadores que integram a comissão. "Nós teríamos o direito de nos dirigirmos ao plenários sobre cada um dos requerimentos, e eles não concordaram com isso".

Relator

O terceiro é sobre a suspeição do relator da comissão, o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG). Em abril, durante a primeira fase dos trabalhos da comissão, o então advogado-geral da União havia pedido a suspeição do relator da comissão, mas o pedido foi negado. O argumento usado por Cardozo para pedir o afastamento do senador tucano da relatoria era de que há ligações dos autores do pedido de impeachment com o partido de Anastasia, o PSDB, opositor ao governo da presidente afastada.

Áudios

O quarto recurso diz respeito à questão da inclusão dos áudios do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que, segundo a defesa, não qualificam um fato novo com relação ao objeto, mas a provas. Na sessão de ontem, a comissão do impeachment no Senado seguiu parecer de Anastasia e rejeitou a inclusão de gravações por Machado.

O argumento da defesa de Dilma é de que as gravações de Machado, que registraram conversas com o ex-ministro Romero Jucá e outros líderes do PMDB, comprovariam que o processo de impeachment foi aberto na verdade com a finalidade de barrar a Operação Lava Jato.

Defesa rebate delação de Cerveró

O advogado de Dilma também rebateu a divulgação da delação do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, que veio a público nesta quinta-feira.

"Todo mundo sabe que a presidenta tinha uma péssima relação com o Cerveró. Ela não sabia da situação de Pasadena, e quando soube tomou as providências que precisava tomar", disse Cardozo.

Sobre a denúncia de que até despesas de cabelereiro de Dilma teriam sido pagas com dinheiro da Petrobras, conforme noticiou o jornal "O Globo", Cardozo também rebateu. “Me parece que o correto é que se pergunte ao entrevistado. Ela teria apresentado os recibos e a matéria teria caído, a não ser que houvesse outros fatos”. O jornal afirma que as viagens do cabeleireiro Celso Kamura a Brasília teriam sido pagas com dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras. Cada ida do cabeleireiro ao Planalto custava R$ 5 mil.