Topo

Cunha diz que será absolvido e afirma "inconformismo" com decisão do STF

Do UOL, em Brasília

22/06/2016 20h37Atualizada em 23/06/2016 11h05

Serei absolvido no final do processo. Essa foi a declaração do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na noite desta quarta-feira (22) sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de abrir uma segunda ação penal contra o presidente afastado da Câmara dos Deputados suspeita de ter recebido propina do esquema de corrupção da Petrobras em contas secretas na Suíça. "Respeito a decisão, mas confio que, ao final do processo, serei inocentado."

Segundo afirmou o deputado, em nota enviada por sua assessoria de imprensa, os ministros do STF não levaram em consideração argumentos da defesa, como a  uma reunião de Cunha com representantes do PMDB na Petrobras que, em suas alegações, não teria ocorrido.

Cunha afirmou ainda que os trusts utilizados por ele na Suíça não são equivalentes a contas bancárias. Segundo o deputado, ele não é o titular dos trusts, mas sim a pessoa jurídica escolhida como administradora dos bens. Um trust é um tipo de investimento no qual a titularidade dos bens passa à administração de terceiros.

Veja a íntegra da nota:

“1 – Respeito a decisão e confio que, ao fim do julgamento do mérito, serei absolvido.

2 – Lamento o não acolhimento das preliminares e concordo integralmente com os argumentos do ministro Marco Aurélio.

3 – Ressalto, ainda, o meu inconformismo com a decisão, dando como exemplo que a comprovação feita pela minha defesa de que uma suposta reunião na Petrobras não existiu foi ignorada e usada como parte da fundamentação da aceitação da denúncia.

4 – Ao longo da instrução probatória, a minha defesa comprovará que o instituto do trust não significa que eu detenha a titularidade da conta.”

Receba notícias de Política pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 97532-1358 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: brasil3000.