Topo

Manifestantes das centrais sindicais fazem passeata em direção ao centro de SP

Centrais sindicais realizam manifestação na avenida Paulista nesta quinta-feira (22) - Bernardo Barbosa/UOL
Centrais sindicais realizam manifestação na avenida Paulista nesta quinta-feira (22) Imagem: Bernardo Barbosa/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/09/2016 16h55Atualizada em 22/09/2016 20h11

Manifestantes ligados a centrais sindicais e sindicatos concentrados na avenida Paulista decidiram, na tarde desta quinta-feira (22), fazer uma passeata até o centro de São Paulo. Eles bloquearam por volta das 16h50 as duas pistas da avenida Paulista, em São Paulo, em ato que faz parte do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias, convocado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).

O protesto é contra projetos e medidas que eventualmente provoquem perda de direitos trabalhistas. A central também protesta contra uma eventual reforma da previdência e contra o governo de Michel Temer.

O ato paulistano começou na frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo), com uma assembleia da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que pretende votar pela realização de nova manifestação no dia 5 de outubro. Os professores são contra mudanças no ensino médio, que estão sendo analisadas pelo Ministério da Educação.

De acordo com os organizadores da manifestação na avenida Paulista, a passeata seguirá pela avenida Paulista e pela Rua da Consolação, em direção ao centro da cidade, para nova concentração na praça da República, onde fica a sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Nem a PM (Polícia Militar) e nem os organizadores fizeram estimativas do total de participantes do evento.

Desde a manhã desta quinta-feira (22) ocorreram manifestações em vários Estados, como Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, e Santa Catarina.

Os atos contam com apoio dos movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, além de outras centrais sindicais.