Topo

Em tom ufanista, Bolsonaro adota slogan "Pátria Amada Brasil"

Gustavo Maia e Marina Motomura

Do UOL, em Brasília

04/01/2019 18h25Atualizada em 04/01/2019 21h54

O tom ufanista dos discursos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai se refletir no slogan da sua gestão, divulgado na noite desta sexta-feira (4) com a nova identidade visual do governo federal.

Composto pelo último verso do Hino Nacional, o lema "Pátria Amada Brasil" será adotado pelo governo. Já o novo logo faz uma associação entre a bandeira do Brasil e o nascer do sol. A informação foi antecipada pelo UOL nesta tarde e confirmada pelo presidente em suas redes sociais.

"A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$ 1,4 mi aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV", escreveu Bolsonaro.

4.jan.2019 - O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), divulga pelo Twitter a nova marca e o novo slogan do governo federal: "Pátria amada, Brasil" - Reprodução/Twitter Carlos Bolsonaro - Reprodução/Twitter Carlos Bolsonaro
Nova marca do governo federal na gestão de Jair Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Twitter Carlos Bolsonaro

No vídeo em que a nova marca foi divulgada, o governo diz que o povo brasileiro foi às urnas no ano passado para "escolher um novo Brasil" e para "resgatar" o país.

"Em 2018, não fomos às urnas apenas para escolher um novo presidente. Fomos às urnas para escolher um novo Brasil, sem corrupção, sem impunidade, sem doutrinação nas escolas e sem a erotização de nossas crianças. Fomos às urnas para resgatar o Brasil", diz o vídeo divulgado pelo presidente.

A frase que vai representar a gestão já havia aparecido na capa do documento divulgado no fim de dezembro passado pelo gabinete de transição.

No fim da tarde, a Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) da Presidência da República informou que o lançamento da nova identidade visual do governo seria feito pelos perfis das redes sociais do presidente, a partir das 20h. A divulgação, porém, ocorreu minutos antes, às 19h46.

Desde que Bolsonaro tomou posse, as redes sociais do Palácio do Planalto passaram a ter imagens de uma bandeira do Brasil na identidade visual.

A palavra "pátria" já havia sido utilizada no slogan do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), iniciado em 2015 e encerrado em 2016, quando ela sofreu um impeachment. A petista adotou a expressão "Brasil, Pátria Educadora".

Veja quais foram os slogans dos últimos presidentes:

  • Michel Temer (2016 - 2018): "Ordem e Progresso"
  • Dilma Rousseff (2015- 2016): "Brasil, Pátria Educadora"
  • Dilma Rousseff (2011 -2014): "País rico é país sem pobreza"
  • Lula (2003-2010): "Um país de todos"

DILMA PATRIA - Eraldo Peres/AP - Eraldo Peres/AP
Slogan (ao fundo) de Dilma Rousseff era Pátria Educadora
Imagem: Eraldo Peres/AP