Comunicado do G20 diz coisas definitivas sem definir as coisas
Lula esteve na primeira reunião do G20, em 2008. Nos útimos 12 meses, o grupo foi presidido pelo Brasil. "Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior", disse. Ninguém tem direito ao pessimismo sob o sol radiante do Rio de Janeiro. Mas a declaração final dos chefes de Estado reunidos na cúpula carioca contém um belo conjunto de boas intenções natimortas. O comunicado diz coisas definitivas sem definir as coisas.
O texto repete que é preciso ampliar o financiamento da adaptação às mudanças climáticas, mas não diz de onde virá o dinheiro. Reitera o desejo de reformar a governança global sem especificar reformas em organismos multilaterais. Realça a importância de tributar os super-ricos, abstendo-se de assumir o compromisso de fazê-lo. Lamenta o sofrimento humano provocado pelas guerras na Ucrânia e em Gaza sem fazer uma mísera crítica à Russia e a Israel.
O Brasil fez o que estava ao seu alcance. Lula tirou bom proveito político da presidência temporária do G20. Emplacou uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no mundo. Mas os fatos conspiram contra as boas intenções. E não é de hoje. A belíssima intenção de uma comunidade mundial gerida para a paz e a prosperidade começou com a Liga das Nações, depois da primeira grande guerra. Não resistiu às sucessivas desmoralizações das Nações Unidas.
Se o retorno de Donald Trump à Casa Branca serve para alguma coisa é para reforçar a percepção segundo a qual o nacionalismo do "meu país first" e a proliferação de valores anticivilizatórios tornam o mundo mais tribalizado. Pior: as tribos são cada vez mais ferozes. Visto do fundo do poço, o céu será sempre pequeno. Mesmo quando iluminado pelo sol do Rio de Janeiro.
33 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Vander Aparecido de Araujo
Só embromação. Governo do blá, blá blá. Nenhuma novidade.
Jose Mendonça de Freitas
Todo mundo concorda com o cardápio até a hora de dividir a conta ! Esses encontros servem para propaganda politica mas não dão as respostas objetivas do que será feito para se atingir as metas propostas. Marx esta morto!
Sérgio Pompílio
O objetivo de Lula é um só. Ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Ele só pensa nisso.