Topo

Bolsonaro desfilará em carro aberto no 7 de setembro, diz ministro do GSI

Rolls-Royce de capota fixa exposto no térreo do Palácio do Planalto, hoje (3) - Luciana Amaral/UOL
Rolls-Royce de capota fixa exposto no térreo do Palácio do Planalto, hoje (3) Imagem: Luciana Amaral/UOL

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

03/09/2019 17h37

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, desfilarão em carro aberto na parada de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no sábado, afirmou hoje o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, ao UOL. O ministro é responsável pela segurança do presidente e sua família.

Seu antecessor na Presidência, Michel Temer (MDB), nunca desfilou em carro aberto. Este será o primeiro 7 de setembro de Bolsonaro como presidente da República. A data comemora a independência do Brasil de Portugal.

Segundo Augusto Heleno, o Rolls-Royce utilizado na posse presidencial está pronto para o casal. Antes exposto no térreo do Palácio do Planalto, o automóvel conversível foi substituído por outro Rolls-Royce da Presidência do mesmo modelo, mas de capota fixa.

A previsão é que somente Bolsonaro e Michelle desfilem no carro, sem a presença de Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente que se posicionou atrás do casal na cerimônia de posse. Porém, se Carlos decida de última hora acompanhar os dois, o ministro disse que "não criará caso".

Segundo o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, 3 mil militares vão desfilar na Esplanada dos Ministérios no sábado. Outros 2 mil ficarão a cargo da segurança e da logística do trânsito.

Questionado pela reportagem sobre reforços no esquema de segurança, Augusto Heleno falou não poder dar detalhes, mas informou que será semelhante ao da posse presidencial. Na ocasião, o público passou por barreiras de revista, não pôde entrar na Esplanada com objetos grandes nem pontiagudos.

Como em outros anos, o desfile na capital contará com equipamentos militares, apresentações das Forças e show da Esquadrilha da Fumaça. Rêgo Barros disse também que neste ano estarão presentes cadetes da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) e fuzileiros navais do Rio de Janeiro. A previsão é que o desfile dure uma hora e 15 minutos.

Bolsonaro não discursará no evento, mas deverá fazer um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão. Hoje, ao lançar a Semana do Brasil - dedicada a movimentar a economia em setembro e estimular o patriotismo -, o presidente pediu que o público vá aos desfiles vestido com roupas em verde e amarelo.

Ele ainda informou ter convidado o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e os empresários Luciano Hang e Flávio Rocha ao desfile. Em relação ao último, comentou que o chamou para ser seu vice. "Faltou namorar um pouquinho mais, como outras pessoas", disse sobre o convite não atendido. Em seguida, emendou ter "nada contra o Mourão". "Pelo contrário, tô muito feliz", acrescentou.

No domingo (8), Bolsonaro será operado em São Paulo para tratar de hérnia incisional decorrente de intervenções após facada sofrida em 6 de setembro do ano passado quando fazia campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG).