Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


#16: Bastidores da entrevista com Lula e o impacto da eventual libertação

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo e Brasília

17/10/2019 04h01

Na 16ª edição do Baixo Clero, podcast semanal de política do UOL, os blogueiros Leonardo Sakamoto, Josias de Souza e Tales Faria falam sobre os bastidores da entrevista exclusiva que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu na sede da Polícia Federal, em Curitiba, na última quarta (16).

Lula pode ser beneficiado por uma eventual decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que julga se é constitucional prender condenados em segunda instância ou se a prisão deve ocorrer após todos os recursos serem analisados. O julgamento deve terminar na próxima semana.

Lula

Sakamoto participou da entrevista com o também jornalista do UOL Flávio Costa. "Ele [Lula] é escoltado pela polícia até uma sala de entrevistas. Temos que passar por um momento de triagem para saber se não estamos levando nenhum doce para ele ", disse Sakamoto.

Segundo Josias de Souza, Lula ensaia um "discurso teatral", no intuito de não declarar abertamente que sua intenção é concorrer às eleições de 2022. É também consenso entre os blogueiros que o ex-presidente tem a intenção de manter aceso o antagonismo com Jair Bolsonaro (PSL). Porém, eles lembram que o inverso também é verdadeiro, já que é do interesse do atual presidente ter Lula como sua nêmesis.

Bolsonaro x PSL

A briga entre o presidente da República e seu partido também é abordada no podcast. O PSL está dividido entre entusiastas de Bolsonaro de um lado, e apoiadores de Luciano Bivar, presidente da legenda, de outro. De acordo com os comentaristas, o racha mostra que Bolsonaro tem telhado de vidro e que cria cada vez mais obstáculos desnecessários em seu caminho, dificultando a governabilidade.

Destempero de Dória

O último bloco do programa é dedicado à análise do vídeo em que o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), chama manifestantes de vagabundos em Taubaté, no interior de SP. Os blogueiros relembram outros casos de destempero de políticos, como ocorreu com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e com Gilberto Kassab (PSD). Além disso, eles abordam o que está por trás da reação de Dória e que implicações isso trará a seus planos futuros. Para Tales Faria, a política virou de ponta-cabeça, já que "xingar pobre" parece render votos.

Onde mais ouvir

Você pode ouvir o Baixo Clero em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Baixo Clero, por exemplo, está disponível no Spotify, na Apple Podcasts e no Google Podcasts. Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do "Baixo Clero", é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.