Topo

Esse conteúdo é antigo

Kassab defende genro de Silvio Santos como ministro e nega conflito ético

Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo - Avener Prado/Folhapress
Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e ex-prefeito de São Paulo Imagem: Avener Prado/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/06/2020 15h53

O ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, defendeu hoje em entrevista à CNN Brasil a indicação do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) para chefiar o recriado Ministério das Comunicações. O líder da legenda afirmou que, em sua visão, não há conflitos éticos pelo fato de o novo ministro ser genro de Silvio Santos, dono do SBT.

"Primeiro ele nunca foi gestor do grupo, não é sócio, é apenas genro. A associação que eu faço é de um médico proprietário de um hospital, que tenha convênios com planos, que seja convidado a ser ministro da saúde", disse Kassab.

Faria é casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos. "Se ele fosse proprietário do SBT eu falaria diferente, mas mesmo assim nada impediria ele de ser ministro", completou o ex-prefeito.

Kassab elogiou o novo ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que anunciou ontem a recriação da Pasta, antes parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, comandado por Marcos Pontes.

"Qualquer cargo da vida pública, você tem que pensar que preencher todos os requisitos da moral e da ética. Se não preenchesse eu diria para você, olha estou preocupado, mas ele preenche. Eu conheço bem o Fábio, ele é fundador do PSD, ele e seu pai, são pessoas do bem. Eu estou muito tranquilo com relação a essa questão ética", afirmou.

O presidente do PSD também citou a boa relação de Faria com Bolsonaro e seu papel como parlamentar. O deputado ocupa uma cadeira na Câmara desde 2007 e está no partido de Kassab desde a fundação, em 2011.

"Tenho certeza que o convite foi em função da sua habilidade política, e isso vai levar a ter um bom entendimento com o Congresso e evidentemente será um colaborador do presidente", disse.

Indicação não foi partidária, diz Kassab

Também na entrevista à CNN Brasil, o ex-prefeito de São Paulo disse que a indicação de Fábio Faria como novo ministro das Comunicações não passou pelo PSD, e sim foi uma escolha do presidente Bolsonaro, que ontem disse "nem lembrar" qual o partido de Faria.

"Para se ter uma ideia, eu coloco umas 21h meu celular no silencioso, só soube do convite do Fábio hoje de manhã. Isso mostra que o presidente está sendo efetivamente transparente quanto ao processo de escolha. Agora, é um quadro do partido, é querido, é meu amigo pessoal, mas foi uma escolha pessoal do presidente", disse.

Kassab repetiu o que disse em entrevista ao UOL na terça-feira (9), quando negou que o PSD seja parte do Centrão. "O PSD não integra o Centrão, a gente sempre deixou muito claro. A gente tem uma pauta em comum na votação de projetos, mas temos uma vida independente, importante registrar", afirmou.