Topo

Esse conteúdo é antigo

João Campos chora, declara-se a Tábata e promete luta por vacina no Recife

O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), é empossado ao lado da vice, Isabella de Roldão (PDT), na Câmara de Vereadores do Recife, nesta sexta-feira, 1º - Rafael Bandeira/Leia Já Imagens/Estadão Conteúdo
O prefeito eleito do Recife, João Campos (PSB), é empossado ao lado da vice, Isabella de Roldão (PDT), na Câmara de Vereadores do Recife, nesta sexta-feira, 1º Imagem: Rafael Bandeira/Leia Já Imagens/Estadão Conteúdo

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

01/01/2021 19h02

O novo prefeito do Recife, João Campos (PSB), 27, tomou posse no fim da tarde de hoje em uma cerimônia fechada na Câmara de Vereadores. Em seu discurso marcado por choro e declaração de amor à primeira dama —a deputada federal Tábata Amaral (PDT-SP)—, ele afirmou que a "meta um" em seu governo é garantir a vacinação contra a covid-19 aos recifenses.

"Jamais me omitirei enquanto houver vidas em risco. Não cairemos na armadilha da negação da ciência. A nossa primeira grande prioridade será a imunização da população. Lutaremos dia e noite, de forma ativa, pela vacina. Juntos, vamos terminar de vencer essa guerra", disse, elogiando a condução do antecessor, Geraldo Julio (PSB), no combate à pandemia.

"Nesse enfrentamento, fez muito mais inclusive do que gestores de cidades mais ricas e estruturadas, pois não mediu esforços para garantir proteção, cuidado e respeito à população recifense", completou.

Ele ainda prometeu ter em seu mandato "atenção especial para quem, historicamente, foi deixado para trás." "É dever do poder público garantir e ampliar direitos. Quem não caminha nessa direção não está à altura do compromisso que assumiu. Mulheres, negros, pessoas com deficiência, moradores da periferia, todos. O Recife tem que ser a cidade de toda a nossa gente", falou.

Choro e declaração

Campos também se emocionou e chorou durante sua fala ao citar o seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014."No dia em que perdi meu pai aqui na terra, eu tive a certeza que de aqui em diante jamais estaria só: eu tenho um anjo da guarda, uma referência no céu e eu jamais estarei só", disse, sem conter as lágrimas.

Também citou a trajetória mãe, Renata Campos, "uma mulher de fibra, grande exemplo de correção e decência", dos irmãos e dos avós.

Ainda na parte final da fala, fez uma declaração de amor à sua namorada Tábata —que acompanhou tudo na mesa de convidados da Câmara. "[Você é] companheira da vida, da luta e da paz; quem me passa segurança e está sempre ao meu lado; quem me acolhe. Eu sou muito grato por ter você na minha vida, Tábata. Sua trajetória me inspira e você me faz ter a certeza que estou no caminho certo. Te amo!", declarou-se.

Brincadeira com "mania de grandeza"

Também em sua fala, Campos exaltou a história revolucionária do Recife e brincou com a "mania de grandeza" e bairrismo do recifense.

"É o Recife altivo que não foge à luta e que, por isso, é uma referência em conquistas e grandes transformações, comandadas por líderes que doaram suas vidas, trabalho, ideias e ideais à mais vanguardista, desde sempre, das cidades brasileiras. Somos orgulhosos, sim, pois somos apaixonados pela mais linda, alegre, inconformada e libertária cidade, em linha reta, de todo o mundo. Aquela que tem o povo mais aguerrido e determinado".

A referência sobre a "maior em linha reta do mundo" é da avenida Caxangá, que corta a cidade sem curvas e acabou virando uma piada usada para citar as grandezas recifenses.

Prefeito mais jovem

João Campos assume o cargo ocupado pelo aliado Geraldo Julio, que comandou a prefeitura do Recife nos últimos oito anos.

Mal deixou o cargo, o agora ex-prefeito já tem novo emprego: de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, atendendo a indicação do governador Paulo Câmara (PSB). Júlio é nome dado como certo para tentar a sucessão estadual em 2022.

Já Campos recebeu 56,27% dos votos válidos no segundo turno e derrotou sua prima Marília Arraes (PT), que teve 43,73%.

Campos é o mais jovem prefeito já eleito pelo Recife e também é o mais novo entre todos que iniciaram mandatos nas capitais hoje.

Sobre sua juventude —que foi alvo de muitos ataques na campanha—, ele fez uma citação para defender a capacidade para governar a cidade.

"Uma mensagem dirigida aos jovens, o Papa Francisco disse: "ser jovem não é sinônimo de sala de espera, não sejam o futuro, mas o presente de Deus, sejam o agora de Deus". Tenhamos, todos nós, esse compromisso. Porque o futuro que sonhamos começa hoje e está nas mãos daqueles que têm humildade para ouvir e aprender com a experiência, o legado e a sabedoria dos que nos antecederam, e se colocam à disposição do muito que ainda há por realizar", disse.

Amanhã está marcada a posse do novo secretariado de Campos, que é composto com uma inédita paridade entre homens e mulheres.