Topo

Esse conteúdo é antigo

Azevedo diz a Lula que perdeu 3 empregos por causa da Lava Jato e Bolsonaro

O jornalista Reinaldo Azevedo entrevista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Reprodução/Rádio Bandnews FM
O jornalista Reinaldo Azevedo entrevista o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Imagem: Reprodução/Rádio Bandnews FM

Do UOL, em São Paulo

01/04/2021 19h39

O jornalista e colunista do UOL Reinaldo Azevedo revelou hoje ter perdido três empregos devido a críticas que fez à Operação Lava Jato e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração foi feita durante conversa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem teve atritos ao longo dos últimos anos, em seu programa na Rádio BandNews FM.

"Eu fui um duro crítico do PT durante 13 anos. Muito duro, e o presidente sabe disso. Nunca perdi o emprego por causa disso. Lava Jato/Bolsonaro [já] me tiraram três [empregos]. Só que eu estou aqui, entrevistando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse ele, ao traçar uma comparação.

Crítico do PT, Reinaldo Azevedo foi o criador do termo jocoso "petralha", um trocadilho que mistura as palavras "petista" e "metralha", numa alusão aos Irmãos Metralha, quadrilha que tinha como objetivo assaltar o cofre do tio Patinhas.

O jornalista escreveu inclusive o livro com título "O País dos Petralhas" (ed. Record, 338 págs), com "críticas ácidas à sociedade brasileira", principalmente durante o período do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2015, quando ainda assinava um blog na revista "Veja", Azevedo declarou: "Uma palavra incomoda. Sou alvo do ódio eterno da companheirada. Uma coisa pegou. Fugiu ao meu controle. Nem tanto porque eu seja influente, mas porque o petralhismo tem se tornado um norte moral da cambada."

Nesta quinta-feira, Lula iniciou a conversa com Azevedo citando o questionamento de muitas pessoas sobre a entrevista. "Eu disse 'não vou para uma guerra. Eu vou para uma entrevista", minimizou.