Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI colaborou para queda de popularidade do governo Bolsonaro, avalia Renan

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Rayanne Albuquerque, Gabriel Toueg e Leticia Simionato

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

28/06/2021 10h49Atualizada em 28/06/2021 10h49

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL) avalia que as investigações do colegiado colaboraram para a queda da popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). As declarações foram feitas pelo parlamentar hoje, no UOL Entrevista.

Nós teremos eleição no próximo ano, em outubro, sabemos que o governo passa por um período de muita dificuldade e está muito fragilizado. Apenas 23% de aprovação, o que significa uma queda muito grande
Renan Calheiros

Calheiros também disse que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) é um general de direita e, por isso, se torna um entrave para um impedimento.

Segundo o parlamentar, o governo tem sido cassado pelas redes e Bolsonaro tem permanecido calado após os depoimentos dos irmãos Miranda — deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda — na Comissão Parlamentar de Inquérito.

A leitura que Calheiros faz sobre o atual momento da gestão federal é que ele está "fragilizado" e que há um "sepultamento" em curso do comando de Jair Bolsonaro.

Nós só não sabemos se esse velório será longo ou se esse velório acontecerá rapidamente com o processo de impedimento. O certo é que o sepultamento um dia acontecerá e esse velório será concluído, nós temos certeza que é muito difícil o defunto levantar do caixão. Nós temos um governo que terceirizou a economia, que agora pousa a um falso brilhantismo
Renan Calheiros