Topo

Esse conteúdo é antigo

Em Brasília, Bolsonaro é retratado em nota de 1 dólar e boneco com garras

3.Jul.2021 - Boneco de Bolsonaro inflado em Brasília - Hanrrikson de Andrade/UOL
3.Jul.2021 - Boneco de Bolsonaro inflado em Brasília Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

03/07/2021 18h04

Um ato contra o governo federal percorre hoje a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no trecho entre o Museu Nacional e a Praça dos Três Poderes. A mobilização é marcada pela convergência entre os partidos e movimentos de esquerda, com gritos de "fora Jair Bolsonaro" e críticas unificadas ao presidente da República.

A Polícia Militar montou esquema de segurança específico para o evento, com revistas em mochilas e bolsas e isolamento do perímetro que abrange Palácio do Planalto, Congresso Nacional, STF (Supremo Tribunal Federal) e Itamaraty.

Participantes do ato usaram a criatividade para compor as críticas a Bolsonaro. O governante foi retratado com garras e manchas de sangue, por exemplo, em um boneco inflável de cerca de dez metros. A foto do mandatário também estampou ilustrações com a nota de 1 dólar.

A cédula da moeda americana é uma menção ao caso do suposto pedido de propina por parte de um servidor do Ministério da Saúde (informação relatada por um representante comercial da empresa Davati à Folha de S.Paulo) durante negociação para compra de doses da vacina AstraZeneca. Até o momento, não há confirmação de que o crime tenha realmente ocorrido. O acusado, o ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Dias Ferreira, nega ter cobrado vantagem ilícita.

O ato em Brasília reúne partidos de esquerda, movimentos sociais e culturais, militantes de grupos políticos apartidários, entidades sindicais e pessoas insatisfeitas com o governo Bolsonaro. A concentração teve início por volta das 15h. A caminhada pela Esplanada dos Ministérios começou cerca de duas horas e meia depois.

Entre as frases e gritos de guerra entoados durante a mobilização, destacaram-se "Fora Bolsonaro", "Bolsonaro genocida" e "Vacina para todos".

O recente episódio de supostas irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin (suspeita investigada pelo Ministério Público Federal e pela CPI da Covid) foi tema de ilustrações em cartazes e faixas.

Boneco inflável é chamado de 'Bolsolixo'

O boneco inflado durante a concentração do ato tem sido chamado pelos manifestantes de "Bolsolixo", pois retrata a imagem do presidente sobre um montante de detritos e elementos que remetem a temas pelos quais o governante é criticado.

O artista Raphael Sebba, um dos criadores da intervenção artística, explicou ao UOL algumas referências. "Temos a casca de laranja, que lembra o caso da rachadinha do Flávio, a gravata dos Estados Unidos, que lembra a subserviência do governo, e a placa da Marielle", elencou.

A Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência) foi procurada para comentar as mobilizações que ocorrem em Brasília e em vários outros locais do país contra o governo federal. No entanto, até o momento, não houve resposta.