Topo

Esse conteúdo é antigo

Joel sobre Sérgio Reis: 'Rimos, mas falava a verdade' sobre ameaça de golpe

Do UOL, em São Paulo

09/09/2021 12h42Atualizada em 09/09/2021 14h01

O comentarista do UOL Joel Pinheiro afirmou hoje, durante o UOL News, que apesar de muitas pessoas rirem do cantor Sérgio Reis quando ele pediu o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal), o músico estava falando a verdade ao comentar sobre caminhoneiros que apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o discurso golpista do atual mandatário.

No fim do mês passado, Sérgio Reis foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão, autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A decisão ocorreu após circular nas redes sociais um áudio e um vídeo em que o cantor convoca uma greve nacional de caminhoneiros para protestar contra os 11 ministros do STF.

"Esses grupos que estão fazendo isso [bloqueando estradas] são exatamente aqueles que se referia o Sérgio Reis. A gente riu do Sérgio Reis e com razão. 'Pô, o Sérgio Reis, cantor, sertanejo, falando de golpe de estado e tudo', mas ele estava falando a verdade. Tem gente pagando dinheiro, empresários, ruralistas, bancando essa tentativa aventureira de fazer uma ruptura institucional, violenta e ditatorial violenta. Muitos deles manipulados."

Para o comentarista do UOL, os caminhoneiros que estão bloqueando as estradas pelo país são pessoas que estão fora da realidade e têm informações apenas recebidas em grupos do WhatsApp.

"[Esses manifestantes são] Pessoas que perderam o contato com a realidade que agora se informam apenas por esses grupos de WhatsApp no qual o nível de loucura e violência das mensagens é espantoso", declarou Joel.

O comentarista também ponderou acreditar que nem todos os manifestantes que foram às ruas no 7 de setembro apoiam a derrubada da república brasileira, no entanto, aqueles que acreditam, principalmente os caminhoneiros, vão se decepcionar com Bolsonaro.

"Não dá para dizer que os apoiadores do governo ou mesmo todo mundo que foi nas ruas no 7 de setembro seja defensor do golpe de estado, violência e do caos como são essas minorias de caminhoneiros que, felizmente, não vão conseguir parar o nosso país, chegar no seu objetivo. E o mais triste de tudo para eles ou para a liderança deles: Vão descobrir que quando você se torna um seguidor fanático do Bolsonaro e começa a fazer as loucuras que o Bolsonaro nunca faz, mas só faz alusão e quando você vai lá e faz o presidente vai ser o primeiro a nunca mais olhar para você."

Os bloqueios de caminhoneiros começaram anteontem durante os atos de caráter golpista do 7 de Setembro convocados pelo presidente, e seguiram ao longo de quarta (08) e na manhã de hoje.

Ontem, Bolsonaro pediu, em áudio, que os caminhoneiros liberassem as vias. Hoje, ele prometeu conversar com os manifestantes para suspender a tentativa de paralisação.

Governo anuncia liberação de parte das vias

O Ministério da Infraestrutura anunciou hoje, em um boletim divulgado às 11h (de Brasília), uma lista de rodovias federais que foram liberadas na manhã de hoje depois de bloqueios organizados por caminhoneiros que apoiam o presidente.

Os bloqueios começaram anteontem, durante os atos de caráter golpista do 7 de Setembro convocados pelo presidente, e seguiram ao longo de quarta (08) e na manhã de hoje. Ontem, Bolsonaro pediu, em áudio, que os caminhoneiros liberassem as vias. Hoje, ele prometeu conversar com os manifestantes para suspender a tentativa de paralisação.

De acordo com o boletim, ainda existiam pontos de concentração em rodovias federais de 14 estados, com interdições em 5 deles: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Não foram informados os trechos com bloqueios.

Ainda segundo a pasta, nos estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará e Roraima o trânsito está liberado, mas ainda há abordagem a veículos de cargas.