Topo

Esse conteúdo é antigo

Anvisa pede para PGR, PF e governo proteção policial para técnicos

Fabrício de Castro

Do UOL, em Brasília

19/12/2021 16h30Atualizada em 20/12/2021 10h11

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou neste domingo, por meio de nota, que solicitou proteção policial para servidores e diretores envolvidos na aprovação do uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Após o anúncio da agência, ocorrido na quinta-feira (16), o presidente da República, Jair Bolsonaro, defendeu a divulgação dos nomes dos profissionais envolvidos na aprovação.

A Anvisa encaminhou ofício ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional), ao Ministério da Justiça, à Diretoria-Geral da Polícia Federal (PF) e à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal.

Conforme a nota divulgada pela Anvisa, nas últimas 24 horas foram intensificadas as ameaças de violência contra os servidores nas redes sociais. Em reação, a agência decidiu reiterar os pedidos de proteção policial, que já haviam sido feitos em novembro, quando ocorreram as primeiras ameaças relacionadas à vacinação de crianças.

Solicita-se de V. Sa. a adoção das medidas necessárias para apuração criminal dos referidos atos praticados e conhecidos ontem, sábado, dia 18/12/2021, contra os Diretores e servidores da ANVISA e, além disso, reitera-se com urgência o pedido de proteção policial aos citados agentes públicos e suas famílias a fim de salvaguardar a sua integridade física e psicológica diante da gravidade da situação enfrentada
Anvisa, em ofício encaminhado a autoridades

Leia no link abaixo o teor completo do ofício da Anvisa:

https://download.uol.com.br/files/2021/12/3883219270_oficio-anvisa-53719.12.2021.pdf

De acordo com a Anvisa, os diretores e servidores que participaram da indicação do uso da vacina para crianças entre 5 e 11 anos foram surpreendidos no sábado por "publicações nas mídias sociais na internet de ameaças, intimidações e ofensas por conta da referida decisão técnica da agência".

Na nota, a Anvisa afirmou ainda que isso aumentou "a preocupação e o receio dos diretores e servidores quanto à sua integridade física e de suas famílias".

Vacinação de jovens é criticada por Bolsonaro

Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro já vinha criticando o uso da vacina contra a covid-19 em jovens. Na última quinta-feira (16), após a Anvisa anunciar a aprovação do uso em crianças, Bolsonaro afirmou que pediria o nome dos profissionais envolvidos, para divulgação.

"Eu pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para 5 a 11 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas", afirmou Bolsonaro, durante sua live semanal. "A responsabilidade é de cada um. Mas agora mexe com as crianças, então quem é responsável por olhar as crianças é você, pai. Eu tenho uma filha de 11 anos de idade e vou estudar com a minha esposa bastante isso aqui", acrescentou o presidente.

Os nomes dos técnicos responsáveis pela resolução, no entanto, são de domínio público. Em entrevista ao UOL na sexta-feira (17), o gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que a decisão sobre a vacina foi tomada com base em critérios técnicos.