Topo

Suplemento alimentar contém droga para câncer de mama, alerta estudo

O suplemento, usado para ganho de massa muscular, contém tamoxifeno; apenas o nome químico do medicamento aparece no rótulo - Reprodução/British Medical Journal
O suplemento, usado para ganho de massa muscular, contém tamoxifeno; apenas o nome químico do medicamento aparece no rótulo Imagem: Reprodução/British Medical Journal

Do UOL

Em São Paulo

14/02/2014 11h29

Homens que costumam consumir suplementos para ganhar massa muscular podem estar consumindo remédio contra câncer de mama sem saber, alerta um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ). 

Pesquisadores analisaram um suplemento chamado Esto Supress, produzido pela Pharma Labs (de Chicago) e vendido em sites britânicos, e confirmaram que o produto continha tamoxifeno, um medicamento usado por mulheres com câncer de mama. Os efeitos colaterais mais comuns da droga são náusea e ondas de calor. 

O objetivo do uso é bloquear o aumento da mama (ginecomastia) causado pelos esteroides anabolizantes. O tamoxifeno usado com essa finalidade geralmente é comprado de fontes ilegais, informa o estudo.

A equipe da Universidade Liverpool John Moores comprou quatro amostras do suplemento e encontrou a droga em três delas. Como o rótulo sugere a dose de duas cápsulas ao dia, a quantidade ingerida de tamoxifeno seria de 7,6 mg. Médicos geralmente prescrevem de 10 a 20 mg ao dia para o tratamento da ginecomastia. 

Em carta ao British Medical Journal ( BMJ ), a equipe informou que não se sabe se o Esto Supress ainda contém a substância, já que a análise foi realizada há dois anos.

Outros suplementos

O grupo também alertou que, desde o ano 2000, um número crescente de ervas e suplementos destinados a frequentadores de academia e gente preocupada com a performance sexual têm incluído, de forma ilícita, medicamentos como esteroides anabolizantes, estimulantes e inibidores de apetite.

Anabolizante pode prejudicar ereção, diz Jairo Bouer

"Muitas vezes, as substâncias  não estão listadas no rótulo, e os produtos podem ser comercializados como 'naturais' , explorando a crença de que são opções mais seguras e saudáveis", diz a carta.

Em outros casos, porém, os rótulos incluem apenas o nome químico do medicamento, o que dificulta a identificação - este foi o caso do Esto Supress.

"Os profissionais de saúde devem perguntar a seus pacientes sobre o uso de suplementos e denunciar suspeitas de efeitos colaterais", recomenda a aequipe.

Informada sobre o estudo, a MHRA (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency), agência reguladora de medicamentos britânica, disse que irá investigar todas as queixas sobre suplementos esportivos que contenham ingredientes medicinais. E recomendou que os usuários utilizem somente produtos aprovados e conversem com o médico ao consumi-los.