Se você está enfrentando essa doença, erga a cabeça e não seja vítima

Por Ana Michelle de Amo

  • Arquivo pessoal

    Ana Michelle de Amo decidiu realizar um sonho e viajar com o marido para Disney no meio do tratamento

    Ana Michelle de Amo decidiu realizar um sonho e viajar com o marido para Disney no meio do tratamento

Descobri um nódulo no seio direito durante o banho. Achei estranho, mas nunca passou pela minha cabeça que seria câncer, afinal tinha 28 anos de idade na época e nenhum caso de câncer na família, mas o fato é que depois de alguns exames recebi o resultado da biópsia que dizia: Carcinoma Ductal Invasivo. Passei por uma adenomastectomia com reconstrução imediata, seis sessões de quimioterapia e 18 de imunoterapia. Também passei por 28 sessões de radioterapia e agora tem um comprimido que tenho que tomar diariamente por 5 anos. O que eu acho engraçado nisso tudo que passei é que percebi que, para as pessoas, mesmo as que se dizem "informadas", câncer se resume a três estágios: tristeza, careca, morte... nessa ordem! Não é nada disso.

Desde o início decidi que minha vida continuaria normal, feliz, animada, sem drama, sem mimimi, é um tratamento como qualquer outro e a única forma que eu tinha de continuar a viver.... sou apaixonada pela minha vida e isso resume o porquê de em nenhum momento essa doença ter me abatido.

Também tive a sorte de ter ao meu lado um marido excepcional. Ele foi meu ombro amigo, meu protetor, minha força nos momentos mais difíceis, meu companheiro de longas jornadas médicas e noites em claro. Ele nunca me tratou como uma doente, nunca me olhou com dó, sempre ressaltava que eu continuava linda e que ele estaria sempre ao meu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Amor é mesmo uma força poderosa!

Se você está enfrentando essa doença então erga a cabeça e não seja vítima, não deixe de fazer nada e não deixe ninguém sugar suas forças com negatividade, mostre que você é muito mais forte do que essa doença xexelenta... Sério, até os médicos dizem que a forma como vc lida com o câncer é decisivo na sua melhora... Quer um bom exemplo? Meu cabelo não caiu todo para surpresa de todos os médicos... milagre? Não! É que o cabelo era minha última prioridade, eu só queria continuar vivendo minha vidinha feliz. Quando a gente para de dramatizar as coisas, parece que tudo dá certo!

A foto que escolhi – tinha um sonho de ir para a Disney e aí tive que adiar por causa do tratamento. Mas como tudo foi correndo bem decidimos comemorar a vitória realizando esse sonho. Viajamos no meio do tratamento. Foi incrível! Na volta, desembarquei em Guarulhos e fui direto pra clínica fazer medicação com as orelhas da Minnie e feliz da vida porque não deixei de fazer absolutamente nada por causa da doença!

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos