Descobri o câncer de mama três meses depois de saber que estava grávida

Por Denise Aguila

  • Arquivo pessoal

    "Estava no meu melhor momento como mulher: grávida", conta Denise Aquila

    "Estava no meu melhor momento como mulher: grávida", conta Denise Aquila

Estava no meu melhor momento como mulher: grávida.

Já estávamos tentando havia 2 anos, mas sem sucesso, até que foi constatado que meu marido tinha varicocele, que impedia a concepção. Ele fez a cirurgia em Maio de 2011 e em julho recebemos a grande notícia: "vem aí um bebê!". Justamente nesse momento, o melhor da minha vida, descobri o câncer de mama em Outubro do mesmo ano.

Que sofrimento, quantas dúvidas, incertezas... Pois estava com uma mistura de sentimentos entre a vida e a morte. Graças a Deus fui muito bem acolhida no Hospital AC Camargo, em São Paulo. Os profissionais sempre me trataram com tanto carinho que isso fez e faz total diferença para quem tem um diagnóstico tão serio como este, e principalmente no estado em que me encontrava.

Fiz a cirurgia de mastectomia radical da mama direita aos quatro meses de gestação, em novembro de 2011. A recuperação foi ótima. Aos seis meses de gravidez, em Janeiro de 2012, dei início às sessões de quimioterapia. Foram quatro sessões antes do parto. O risco que havia era de o bebê nascer prematura e/ou com baixo peso.

Um mês antes do parto, ao final das quatro sessões, paralisei o tratamento para me preparar para o parto, pois assim, não haveria tantos riscos.

Maria Alice nasceu através de uma cesariana, com 37 semanas e quatro dias, com 2,750 kg, saudável, sem sequelas. Quinze dias após o parto, reiniciei as sessões de quimioterapia, agora com um medicamento que antes não podia por estar gestante. Foram mais 12 sessões depois que ela nasceu, 18 sessões de Herceptin , 28 sessoes de radioterapia e 8 injeções de Zoladex.

Hoje, a pequena está completando 2 anos, muito saudável mesmo eu não tendo podido amamentar. Todos que a conhecem e não sabem da historia falam:" Nossa, ela é uma criança feliz, que transmite isso". Peralta, já está na escolinha...rs. Continuo meu tratamento com medicações especificas, mas com a certeza de que tudo já deu certo, e com a esperança de que poderei ver minha filha crescer, pois já recebi o milagre de sua vinda ao mundo, mesmo depois de tanta adversidade.


 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos