Topo

Esse conteúdo é antigo

Receitas do Farmácia Popular vão prescrever medicamentos para 90 dias

Com a medida, governo quer evitar idas desnecessárias de pacientes aos postos de saúde - iStock
Com a medida, governo quer evitar idas desnecessárias de pacientes aos postos de saúde Imagem: iStock

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

19/03/2020 19h12

O Ministério da Saúde anunciou hoje que vai ampliar a quantidade de medicamentos prescritos no programa Farmácia Popular para que os pacientes tenham acesso à medicação por um prazo maior.

Agora os pacientes vão obter os medicamentos para os próximos 90 dias. Hoje, o normal é o médico prescrever uma quantidade suficiente para 30 dias do uso da medicação.

Com a medida, o governo quer evitar idas desnecessárias de pacientes aos postos de saúde. A redução da circulação social é uma das medidas para frear a transmissão do novo coronavírus.

O Farmácia Popular é um programa ligado ao SUS (Sistema Único de Saúde) que fornece gratuitamente medicamentos de uso contínuo à população.

O Ministério da Saúde informou hoje que o Brasil conta com 621 casos confirmados de covid-19 e que foi registrado a transmissão sustentada também nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além de regiões nos estados de Pernambuco e no sul de Santa Catarina.

Até então, apenas as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tinham registrado a transmissão sustentada do vírus.

O número de mortos por conta do coronavírus chega a seis, segundo o ministério. Porém, a Secretaria de Saúde de São Paulo indicou hoje à tarde mais uma morte no estado, elevando para sete vítimas no Brasil.