Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro exonera número 2 de Mandetta e nomeia general para o cargo

João Gabbardo dos Reis - Reprodução
João Gabbardo dos Reis Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 06h24

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou o secretário-executivo do Ministério da Saúde João Gabbardo dos Reis, que atuou na gestão de Luiz Henrique Mandetta, demitido pelo presidente. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O mesmo decreto traz a nomeação do general Eduardo Pazuello para o cargo.

Médico, Gabbardo era considerado braço-direito de Mandetta no ministério e chegou a ser considerado para assumir a pasta. No entanto, ele descartou a hipótese um dia antes de a demissão do ministro ser anunciada. "Tenho compromisso com o ministro Mandetta. O dia que ele sair eu saio com ele", declarou.

Quem é Pazuello

General de divisão, Pazuello foi anunciado na semana passada como secretário-executivo do Ministério da Saúde pelo novo chefe da pasta, Nelson Teich.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele afirmou que integrará uma equipe de transição para auxiliar Teich até ele fazer suas nomeações e que fica no cargo "até tudo se acalmar".

Assim como Bolsonaro e outros membros militares do governo, Pazuello possui o curso de paraquedista.

O atual ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, disse que o novo secretário da Saúde tem um currículo excelente. "Ele é excepcional em áreas de logísticas é conhecido por fazer acontecer", afirmou à colunista Carla Araújo, do UOL.