Topo

Esse conteúdo é antigo

OMS quer ser 'convidada' pela China para investigar origem da covid-19

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/05/2020 08h35

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu à China que a "convide" para participar das investigações sobre a origem animal do novo coronavírus.

"A OMS deseja trabalhar com os parceiros internacionais e, a convite do governo chinês, participar da investigação sobre as origens animais" do vírus, disse à AFP um porta-voz da organização, Tarik Jasarevic.

O desejo da OMS vem em um momento de questionamentos por parte dos Estados Unidos em relação à origem do vírus. O jornal "The New York Times" publicou um artigo nesta semana afirmando que funcionários do alto escalão do governo do presidente Donald Trump pressionaram as agências de espionagem do país em busca de provas para apoiar a teoria de que o vírus foi criado em um laboratório em Wuhan.

Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegou ter tido acesso a provas que relacionam um laboratório na cidade de Wuhan, na China, à pandemia do coronavírus.

Perguntado se ele tinha visto algo dando a ele um alto grau de confiança de que o Instituto Wuhan de Virologia era a origem do surto, Trump respondeu: "Sim, eu vi". Pressionado por repórteres na Casa Branca sobre detalhes que o fazem ter tanta certeza, Trump apenas respondeu: "Não posso lhe contar isso".

Porém, o diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos (DNI), Richard Grenell, descartou que o vírus seja uma criação humana ou que foi geneticamente modificado em laboratório.

"Toda a comunidade de inteligência tem dado apoio crucial aos formuladores de políticas dos EUA e àqueles que respondem ao vírus covid-19, que teve origem na China. A comunidade de inteligência também concorda com o amplo consenso científico de que o vírus não é artificial, nem geneticamente modificado", diz a nota.

O diretor acrescentou que "a comunidade de inteligência continuará a examinar rigorosamente as informações e dados emergentes" para determinar se a pandemia "começou através do contato com animais infectados ou foi o resultado de um acidente de laboratório em Wuhan", a cidade chinesa onde a crise teve origem.

*Com informações da EFE e AFP