Topo

Esse conteúdo é antigo

Amazonas recebeu 3 toneladas de EPIs para combate à covid, diz governador

O ministro da Saúde, Nelson Teich, visita o estado do Amazonas - Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Nelson Teich, visita o estado do Amazonas Imagem: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Do UOL, em São Paulo

03/05/2020 23h07

O governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima (PSC) recebeu hoje o ministro da Saúde, Nelson Teich. Em entrevista coletiva na noite de hoje, eles atualizaram o balanço dos equipamentos enviados ao estado pelo governo federal

Segundo Lima, o estado já recebeu cerca de 3 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI). "Nós já recebemos no últimos dias 45 respiradores, sendo 25 de beira-leito e mais 20 de transporte", disse. "Também recebemos 3 toneladas de EPIs, entre máscaras e aventais, além de álcool em gel". Segundo o Ministério da Defesa, neste fim de semana 30 toneladas de insumos foram entregues à capital.

O governador também falou que aguarda a chegada de profissionais de saúde que serão enviados ao estado. Segundo nota do Ministério da Saúde, estava previsto para partir esta noite a primeira equipe do projeto "O Brasil Conta Comigo" no qual 11 profissionais de saúde embarcariam para Manaus.

"Estes profissionais fazem parte do total de 267 médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos que se cadastraram para o enfrentamento da covid-19, informou o ministério.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando mais 7 toneladas de materiais chegou esta noite à capital amazonense. O envio de insumos ao estado faz parte da Operação Covid-19, contra o novo coronavírus. Em seguida a aeronave seguirá para Macapá, no Amapá.

Manaus sofre com o colapso de seus sistemas de saúde e funerário.

A aeronave C-130 Hércules carregava com 26.142 litros de álcool em gel doados pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

"Entre ontem e hoje, 30.750 kg de insumos são entregues na Capital Manauara", informou o Ministério da Defesa em nota.

'Esperamos salvar o maior número de vidas'

O Amazonas foi o primeiro estado visitado por Nelson Teich desde que assumiu o Ministério da Saúde. Ele disse estar trabalhando em conjunto com o governo estadual para impedir o colapso no sistema de saúde que, segundo ele, é um problema mundial e não só do Amazonas.

"De mãos dadas, a gente espera conseguir nesse momento salvar o maior número possível de vidas. E, de verdade, trabalhar para que o nosso sistema de saúde saia mais forte do que ele era antes".

Teich disse que o ministério já consegue mapear onde a doença pode causar maiores problemas e tenta atuar para impedir o colapso. Sobre cura, o ministro disse esperar o surgimento de um medicamento que ajude e adiantou que resultados preliminares dos estudos com hidroxicloroquina devem sair nesta semana.

"Hoje o que melhor poderia acontecer para a gente seria surgir um remédio que funcionasse. Isso mudaria essa história que a gente está vivendo da noite para o dia".

Amanhã o ministro irá conhecer os hospitais de Manaus que sofreram com o colapso e tiveram ampliação de leitos.

Na cidade, que na semana passada iniciou o enterro de vítimas da covid-19 em covas coletivas por falta de espaço e tempo, o número oficial de casos dobra a cada 4,32 dias em média.

O estado do Amazonas atingiu hoje 6.683 casos confirmados de coronavírus e 548 óbitos.