Topo

Esse conteúdo é antigo

Profissionais da Força Nacional do SUS chegam ao AM para combate à covid-19

Voluntários substituirão outro grupo na linha de frente do Hospital Delphina Aziz, em Manaus - Arthur Castro/Governo do Amazonas
Voluntários substituirão outro grupo na linha de frente do Hospital Delphina Aziz, em Manaus Imagem: Arthur Castro/Governo do Amazonas

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 10h26

Treze profissionais da área da saúde desembarcaram ontem em Manaus como reforços à rede estadual durante a pandemia do novo coronavírus. São quatro médicos, sete enfermeiros e dois fisioterapeutas enviados pelo Ministério da Saúde.

Trata-se do terceiro grupo de voluntários da Força Nacional do SUS que chega à capital do Amazonas. Eles atuarão no Hospital Delphina Aziz, substituindo um grupo anterior que também tinha 13 profissionais.

A Força Nacional do SUS atua como suporte a regiões em situações de desastres, catástrofes e epidemias. O grupo vem de diversos estados do Brasil e atuará principalmente no auxílio à linha de frente, ao lado de profissionais que já estão no local.

"Recebemos mais uma turma de profissionais da Força Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde, que têm sido extremamente importantes para que o governo do Amazonas consiga realizar a ampliação dos leitos do Hospital Delphina Aziz. Essa é a terceira turma que chega, para substituir os profissionais que estavam no Amazonas desde o dia 24 de abril e darão continuidade ao trabalho na unidade de referência", explicou a secretária de Saúde do estado, Simone Papaiz.

Segundo dados divulgados na noite de ontem pelo governo do Amazonas, o estado já confirmou 8.109 casos do novo coronavírus no estado, com 2.097 pacientes recuperados e 649 óbitos.