Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Doria solicita 1.800 leitos de UTI e 100 respiradores a Teich

18.abr.2020 - Instalações dos novos leitos para paciente diagnosticados com o novo coronavírus no Hospital Municipal da Bela Vista, no centro de São Paulo - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
18.abr.2020 - Instalações dos novos leitos para paciente diagnosticados com o novo coronavírus no Hospital Municipal da Bela Vista, no centro de São Paulo Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 21h08

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), encaminhou um ofício para o Ministério da Saúde, chefia pelo oncologista Nelson Teich, solicitando a habilitação de mais de 1,8 mil leitos de Terapia Intensiva, materiais, equipamentos e medicamentos com foco no enfrentamento à pandemia do coronavírus no estado.

São Paulo é o epicentro da covid-19 no Brasil, com 41.830 casos e 3.416 mortes. Hoje pela manhã, Doria anunciou a prorrogação da quarentena até o dia 31 de maio.

Entre os pedidos ainda estão 100 respiradores para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 4,2 milhões de máscaras NP95 e cirúrgicas, 4 milhões de testes rápidos, 2,6 milhões de unidades do medicamento Oseltamivir e 20 milhões de insumos para a coleta de exames.

Em entrevista para a Globo News na tarde de hoje, Doria cobrou hoje ajuda do governo federal ao estado e a visita de Teich ao estado. Ele afirmou que já cobrou duas vezes respostas do ministério e disse esperar que Teich não siga "cartilha ideológica'.

"Aqui é o epicentro do coronavírus, o estado de São Paulo. Elogiei a atitude do ministro de ir até Manaus visitar as vítimas. O ministro tem que vir a São Paulo. Eu li que ele vai ao Amapá, com todo respeito, mas a prioridade é São Paulo", disse. "Além de não vir aqui, ele ainda não atendeu as solicitações que formulamos há oito dias. Já cobramos duas vezes, hoje foi a segunda vez. Faremos novamente na segunda."

Veja abaixo os pedidos:

  • 2.783 leitos de UTI adulto e 76 de UTI pediátrica. Embora as solicitações tenham sido submetidas desde 17 de março, até o momento foram habilitados pelo órgão somente 964 de UTI adulto e 4 pediátricos, estando pendentes as habilitações de outros 1.819 leitos de UTI adultos e 72 infantis.
  • 100 respiradores para o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e 1.634 monitores para suprir a rede hospitalar.
  • Visando à segurança dos profissionais de saúde que atuam no SUS, bem como assistência qualificada e adequada para os pacientes, o pleito engloba ainda os seguintes quantitativos de EPIs (equipamentos de proteção individual): 4,2 milhões de máscaras NP95 e cirúrgicas, 4 milhões de testes rápidos, 2,6 milhões de unidades do medicamento Oseltamivir e 20 milhões de insumos para a coleta de exames de PCR (swab e tubos de ensaio).