Topo

Esse conteúdo é antigo

Isolamento em São Paulo volta a ser de 48% no 3º dia do novo rodízio

Registro do novo sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo - Paulo Guereta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Registro do novo sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo Imagem: Paulo Guereta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 14h20

O rodízio ampliado pela prefeitura de São Paulo não surtiu efeito pelo terceiro dia consecutivo e o índice de isolamento social na capital de São Paulo foi de 48% ontem. O número volta a ficar abaixo dos 55% tratados como mínimo aceitável pelo governo estadual para evitar que a disseminação do novo coronavírus seja maior que a capacidade de atendimento da rede pública de saúde.

A decisão do prefeito Bruno Covas (PSDB) em retirar quase metade da frota de carros de circulação não tem sido eficaz e ainda rendeu críticas. Muitas pessoas reclamam de aglomerações no transporte coletivo por falta de allternativas.

Motoristas de aplicativos também têm reclamado que esta é a segunda perda significativa de rendimentos. A primeira seria a quarentena ter diminuído o número de corridas. Agora o esquema de permitir que em um dia rodem placas com final par e no outro placas com final ímpar teria feito faturamento cair pela metade.

Para amenizar o problema, alguns comentaram que vão trabalhar jornadas maiores de até 16 horas. Mesmo com o rodízio ampliado, que começou na segunda-feira, a taxa de isolamento social não ficou acima de 50% em nenhum dia.