Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Manaus, sobre sistema de saúde no AM: 'Interior vai explodir'

Do UOL, em São Paulo

18/05/2020 16h37Atualizada em 18/05/2020 17h19

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), alertou hoje para a interiorização da covid-19 no estado do Amazonas. Segundo ele, quase todos os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do estado e da capital estão ocupados, mas Manaus tem uma situação "menos complicada".

"Falo ao governador [Wilson Miranda Lima, do PSC]: o interior vai explodir", disse Virgílio Neto em participação no UOL Entrevista. "Nós não temos [fila para a UTI]. Hoje chegou um pessoal do interior, ia fazer o quê? Abrir [leito] e atender. O interior está sem defesa", completou.

"Quando você vê o interior do interior do AM, vê pessoas que estão em outro mundo. É uma covardia nã fazermos bem para essas pessoas. Eu estranho esses dados. Pra mim, a tendência é morrer muito mais gente no interior", explicou. Segundo o prefeito, estes casos afastados dos centros representam a maior parcela das subnotificações.

O prefeito ainda disse estar fazendo "muito esforço" pelo isolamento social, mesmo com as críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à medida, mas admitiu que ainda resiste ao lockdown (bloqueio total).

"Aqui tem um tráfico de drogas pesado", argumentou, "com predomínio do comando vermelho. Não sei o que eles não fariam para promover um confronto. Achei que [o lockdown] era um caminho muito drástico. Fiquei com medo de decretar o lockdown e ser desmoralizado."

Segundo Virgílio Neto, a cidade busca sempre o caminho do convencimento da população, por vezes com peças publicitárias muito duras. "'Você pode ser esse aqui', 'você saiu sem máscara?' e uma foto do lado de um caixão. É uma coisa muito dura", disse, citando uma das campanhas.