Topo

Esse conteúdo é antigo

Famílias madrugam em fila para teste gratuito da covid-19 em São Paulo

Motoristas fazem fila com seus carros de madrugada, em São Paulo, para fazer teste gratuito do novo coronavírus  - Reprodução/TV Globo
Motoristas fazem fila com seus carros de madrugada, em São Paulo, para fazer teste gratuito do novo coronavírus Imagem: Reprodução/TV Globo

Da Agência Brasil

05/08/2020 09h24

Em São Paulo, famílias estão madrugando para a testagem gratuita do novo coronavírus oferecida pelo Instituto Butantan, no estacionamento do shopping SP Market, na zona sul da capital paulista. As pessoas chegam por volta das 4 horas da madrugada e o atendimento é feito por ordem de chegada no modelo drive thru, sem precisar sair do veículo.

A testagem é feita das 8h às 17h e vai até o dia 10.

São distribuídas 200 senhas por dia e o resultado sai após 72 horas. Para atender uma quantidade maior de pessoas assintomáticas, o número de testes diários dobrará a partir de hoje, chegando a 400 exames, informou o instituto.

Segundo a assessoria de imprensa do instituto, ainda não há um balanço sobre os resultados, já que a testagem começou no último dia 30.

A ação é um projeto piloto voltado a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda.

O teste oferecido é o RT-PCR, considerado o mais assertivo no diagnóstico. A amostra analisada é obtida por meio de uma raspagem da nasofaringe, região posterior à cavidade nasal.