Topo

Esse conteúdo é antigo

Conselho Nacional de Saúde pede manutenção do orçamento do setor para 2021

Representantes do Conselho Nacional de Saúde entregam ao deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) uma petição pedindo a manutenção do orçamento do setor para 2021 - Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Representantes do Conselho Nacional de Saúde entregam ao deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ) uma petição pedindo a manutenção do orçamento do setor para 2021 Imagem: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 19h37

Representantes do CNS (Conselho Nacional de Saúde) entregaram hoje uma petição pública denominada "O SUS Merece Mais em 2021" pedindo a manutenção do orçamento do setor para o ano que vem, ao coordenador da Comissão Externa de Enfrentamento da covid-19 da Câmara dos Deputados, Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ).

O texto do CNS já tem 50 mil assinaturas contra o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2021 por não abranger os recursos extraordinários liberados neste ano para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

É sugerido pelo órgão um piso emergencial mínimo para o setor, além da manutenção dos R$ 168,7 bilhões liberados para a saúde, acrescidos de créditos extraordinários e a variação anual do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que está em 2,3%.

"Para o próximo ano, o SUS precisa lidar com o contexto de pós-pandemia, sem uma vacina estabelecida e aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, mesmo diante dessa inovação, o SUS precisará ter orçamento para a aquisição desse insumo", disse Fernando Pigatto, presidente do CNS.

Pigatto informou que conversou hoje com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, e afirmou que ele considerou o pedido justo.

Ainda segundo o presidente da entidade, que pede a revogação do teto de gastos do governo federal, há demandas não atendidas por causa da pandemia: cirurgias eletivas, exames de grande complexidade e a continuidade do tratamento de doenças crônicas.