Topo

Esse conteúdo é antigo

Igarapé perde 229 doses da vacina contra covid-19 após pane em refrigerador

Doses foram perdidas após uma pane no refrigerador que armazenava as vacinas contra a covid-19 - JUSTIN TALLIS / various sources / AFP
Doses foram perdidas após uma pane no refrigerador que armazenava as vacinas contra a covid-19 Imagem: JUSTIN TALLIS / various sources / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 15h59Atualizada em 16/02/2021 16h17

Após problemas no termostato do refrigerador, a Prefeitura de Igarapé, em Minas Gerais, perdeu 229 doses da vacina contra a covid-19. Em entrevista ao Bom dia Minas, da TV Globo, nesta terça-feira (16), o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, disse que os imunizantes serão devolvidos para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

"Essa é a nossa preocupação. Se demorar o tempo estimado desta segunda dose, provavelmente vamos estar perdendo todas [as doses]. Iríamos futuramente entrar em uma nova situação de vacinação. Se não conseguirmos a vacinação mais rápido. Ou seja, vamos perder 77 vacinas que foram da primeira remessa", explicou o secretário à TV Globo.

As doses perdidas seriam o suficiente para imunizar 152 pessoas e seriam destinadas para 94 idosos com 90 anos ou mais e 58 trabalhadores da saúde. Os imunizantes também seriam utilizados para realizar a segunda dose da vacina.

A perda representa 28% do total de vacinas que chegaram à cidade e 38% das doses de CoronaVac enviadas para Igarapé. O município também recebeu doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

O governo de Minas Gerais vai abrir uma investigação para apurar a perda dos imunizantes. De acordo com o secretário de Saúde do município, a Polícia Militar foi acionada para registrar um boletim de ocorrência.

A Polícia Civil também foi acionada. A princípio, o Barberá disse que cogitou até em sabotagem, mas as evidências indicam que houve um problema no termostato. O caso ainda está sendo apurado.