Topo

Esse conteúdo é antigo

Políticos do mundo têm que assumir responsabilidade por vacinas, diz Lula

Ex-presidente recebeu primeira dose da vacina contra a covid-19 na semana passada. Lula cobrou imunizantes para países pobres - Reprodução/Youtube/Lula
Ex-presidente recebeu primeira dose da vacina contra a covid-19 na semana passada. Lula cobrou imunizantes para países pobres Imagem: Reprodução/Youtube/Lula

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 20h49

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que os políticos do mundo têm que assumir a responsabilidade por fornecer vacinas não só para os seus países, mas também para nações que não podem pagar pelos imunizantes. Lula comparou a imunização em massa no mundo ao fim da Segunda Guerra Mundial, já que as vacinas seriam capazes de acabar com a pandemia de covid-19.

"Cada um está por si. Somos 7 bilhões no mundo e vamos produzir 2 bilhões de vacinas, o que significa que teremos 5 bilhões sem vacina", afirmou o ex-presidente em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, exibida hoje na CNN Internacional, nos Estados Unidos.

"É uma responsabilidade de todos os países do mundo, incluindo o Brasil, de produzir vacinas para a sua própria população e para países que não podem pagar", acrescentou. "Por isso que há um jeito, o que precisa é que os políticos assumam responsabilidades."

Na mesma entrevista, Lula sugeriu que o presidente americano Joe Biden convoque uma reunião do G20 — grupo que reúne líderes das nações mais ricas do mundo — para que seja discutida a questão das vacinas. O ex-presidente também levantou a possibilidade de os Estados Unidos doarem parte do seu estoque de vacinas.

"Eu sei que os Estados Unidos têm estoque de vacinas e que não vão usar todas. Talvez essas doses de vacina possam ser doadas ao Brasil ou países mais pobres que não podem pagar por ela", disse Lula.

Na comparação com a Segunda Guerra, o ex-presidente defendeu que as nações mais pobres pudessem pagar pelas vacinas depois, quando a pandemia já tivesse terminado e suas economias pudessem se recuperar.

SUS "destruído"

Lula ainda criticou a política do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao SUS (Sistema Único de Saúde). Para o petista, Bolsonaro vem "destruindo" o sistema com cortes no orçamento.

"É importante para o povo americano saber que o nosso país tem um sistema de saúde extraordinário, que é nacional, que era muito bom, e agora está muito mal. É importante lembrar que o Brasil, durante a crise do H1N1, em três meses vacinou 83 milhões de pessoas, então temos o maior programa de vacinação do mundo", disse Lula.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 aconteceu em 2010. Segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o país conseguiu vacinar 92 milhões de pessoas em apenas três meses, o que foi suficiente para ultrapassar a meta em relação ao público-alvo da campanha.

"Nos últimos anos eles destruíram esse sistema de saúde nacional, reduzindo o orçamento", concluiu o ex-presidente.