Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula pede ajuda a Biden para vacinas no Brasil, em entrevista à CNN dos EUA

Lula também pediu que os Estados Unidos repassem as vacinas excedentes para o Brasil ou outros países que não têm condições de comprar o imunizante - Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
Lula também pediu que os Estados Unidos repassem as vacinas excedentes para o Brasil ou outros países que não têm condições de comprar o imunizante Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 17h51Atualizada em 17/03/2021 22h55

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu hoje que o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, doe parte do estoque excedente de vacinas contra a covid-19 ao Brasil. A declaração foi dada em entrevista à CNN americana.

"Eu sei que os EUA têm estoque de vacinas e que não vão usar todas. Talvez essas doses de vacina possam ser doadas ao Brasil ou países mais pobres que não podem pagar por ela", disse Lula. "Uma sugestão que eu gostaria de fazer ao Biden é convocar uma reunião do G20. É urgente chamar os principais líderes mundiais e colocar na mesa um só assunto: vacina, vacina, vacina".

Na entrevista, Lula também diz estar direcionando o pedido a Biden porque não acredita no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). "Também não poderia pedir isso ao Trump [presidente dos EUA até 2020], mas Biden é um sopro de democracia no mundo".

'Não negarei convite para ser candidato em 2022'

Lula também afirmou que não negará convite para ser candidato em 2022. Se for escolhido e estiver bem de saúde, diz ele, será candidato, mas ponderou que sua prioridade agora é salvar o Brasil da covid-19.

"Se, quando chegar o momento de disputar as eleições, o meu partido e os outros partidos aliados entenderem que eu posso ser o candidato, e se eu estiver bem de saúde com a energia que eu tenho hoje, eu não negarei o convite", falou Lula sobre o cenário eleitoral de 2022.

"Mas eu não quero falar disso. Minha prioridade máxima agora é salvar esse país", completou o petista, em referência ao recrudescimento da pandemia de covid-19 no Brasil.

A entrevista completa do ex-presidente Lula à jornalista Christiane Amanpour será exibida amanhã pela CNN Internacional.

No dia 8 de março, o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou todas as condenações do ex-presidente Lula pela Justiça Federal do Paraná, no âmbito da Operação Lava Jato. Com a decisão, que ainda deverá ser avaliada pelo plenário do Supremo, Lula recuperou seus direitos políticos e pode se candidatar a presidente em 2022.

Ao conceder o habeas corpus a Lula, Fachin declarou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, origem da Lava Jato, não tem competência para julgar os processos do tríplex de Guarujá (SP), do sítio de Atibaia (SP), e os dois relacionados ao Instituto Lula, uma vez que os casos não se limitam apenas aos desvios ocorridos na Petrobras, mas também a outros órgãos da administração pública.

Na última segunda-feira (15), Fachin pediu que seja incluído na pauta do Plenário recursos da defesa de Lula e também recursos da PGR (Procuradoria-Geral da União), que tenta reverter a decisão que anulou todas as condenações.