Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacinação drive-thru em Guarujá tem fila e espera de até 3 horas

Vacinação drive thru forma fila gigantesca no Guarujá, litoral de São Paulo - Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá
Vacinação drive thru forma fila gigantesca no Guarujá, litoral de São Paulo Imagem: Helder Lima / Prefeitura Municipal de Guarujá

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

20/03/2021 17h42Atualizada em 20/03/2021 18h27

O Dia "D" de vacinação para idosos a partir dos 70 anos reuniu hoje uma fila gigantesca, com centenas de veículos aguardando no estacionamento do Ginásio do Guaibê, em Guarujá, litoral de São Paulo. De acordo com a organização, até o encerramento da vacinação, foram imunizados 2.540 idosos de 70 a 74 anos.

A espera, para alguns, durou cerca de três horas. Para outros, que chegaram mais cedo, menos de uma hora. Houve até casos de pessoas que chegaram com seus veículos na madrugada, entre as 3h e as 4h, e ficaram esperando as equipes iniciarem o trabalho, às 9h.

"A gente esperou umas duas horas e meia até conseguirmos ser atendidas", conta a dona de casa Isabel Siqueira, que levou a mãe, Izilda, de 72 anos, para ser vacinada. "A gente chegou meio tarde, acho que era 12h. Daí acho que pegamos a fila maior mesmo. Mas a minha mãe não reclamou nada, estava empolgada que ia receber a vacina".

"Uma amiga nossa ficou com os pais dentro do carro umas 3 horas esperando", conta a administradora de empresas Suelen Aparecida dos Santos, que levou o pai, de 73, de carro para receber a vacina no ginásio do Guaibê.

"Ela ficava me passando mensagem no WhatsApp, irritada, queria ir embora. Mas os pais ficavam brigando com ela, porque não queriam ir embora sem a vacina. Já a gente não levou nem 50 minutos na fila, meu pai está feliz da vida. Era para a gente ter vindo juntas, cada uma no seu carro, lógico...Quem mandou ela chegar depois?", brincou Suelen.

O tempo de espera, apesar de não poder ser confirmado pela organização, comprovou que a imunização contra o novo coronavírus atraiu o interesse de milhares de famílias em levar seus idosos ao ginásio da cidade. Em dado momento, a fila extrapolou a área do equipamento municipal, estendendo-se ao longo da Avenida Santos Dummont.

"A procura pela vacinação hoje nos surpreendeu, superou as nossas expectativas", afirmou ao UOL o secretário adjunto de Comunicação e Relações Sociais da Prefeitura Municipal de Guarujá, Tadeu Ferreira Jr..

"O interesse foi muito grande. A medida em que as idades alvo vão diminuindo, o universo de pessoas nessas faixas etárias aumenta, por isso essa fila. Teve gente que chegou 3h, 4h da manhã, com medo de chegar mais tarde e as vacinas terem acabado".

De acordo com o secretário, são esperados 3.000 idosos com idade entre 70 e 74 anos, mas ele frisa que não é preciso se preocupar, pois além das vacinas que a cidade já possuía, Guarujá recebeu mais 5.090 doses do Instituto Butantan na última quarta-feira (17). "Há vacina mais do que suficiente para todos que fazem parte do público-alvo".

Somente hoje, a prefeitura aplicou 2.504 doses em pessoas dessa faixa etária.

Foram montadas cinco tendas para a vacinação dos idosos que chegam de carro e uma sala de vacinação volante para os que chegam a pé. Com a cidade tendo superado a meta de vacinação das faixas etárias acima dos 75 anos, foi antecipada a vacinação de grupos abaixo desta idade. O ginásio Guaibê vai concentrar, a partir de segunda-feira (22), os atendimentos que eram realizados na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros.

Placas de outras cidades

Apesar da exigência em apresentar um comprovante de residência da cidade do Guarujá em nome do idoso ou alguém de sua família, foi possível notar a presença de muitos veículos com placas de outras cidades, como Ilhabela, São Bernardo, São Paulo e até de municípios do interior de São Paulo.

"Nós sabemos que existem famílias que procuraram a vacinação em Guarujá mas que residem em outras cidades. Porém, todas possuem imóveis na cidade e, consequentemente, o comprovante de residência", explica o secretário Tadeu Ferreira Jr..

O serviço no ginásio do Guaibê vai funcionar das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, para quem preferir ser vacinado dentro do espaço e das 9h às 15h no sistema drive-thru.

A partir de segunda-feira (22), o posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), em Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500 - Jardim Cunhambebe), não atenderá mais pelo sistema drive-thru.

A vacinação ocorrerá apenas a pé, com novo horário: das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.

É recomendado — mas não mandatório — se cadastrar no site do VacinaJá, do governo do estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) e levar a ficha impressa no momento da imunização. A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o envio das informações da cidade aos órgãos de saúde estaduais e federais.