Topo

'Responsáveis pagarão', dizem senadores da CPI sobre 500 mil mortos

Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) estão entre os senadores que assinaram a nota - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) estão entre os senadores que assinaram a nota Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

19/06/2021 16h42

Um grupo de integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid emitiu uma nota hoje lamentando a marca de meio milhão de mortos por covid-19 no país.

"Nessa data dolorosamente trágica, quando o Brasil contabiliza 500 mil mortes, desejamos transmitir nossos mais profundos sentimentos ao País. Temos consciência que nenhuma palavra é suficiente para consolar e superar a dor das perdas de nossas famílias", diz o texto.

"São 500 mil sonhos interrompidos, 500 mil vidas ceifadas precocemente, 500 mil planos, desejos e projetos. Meio milhão de vidas que poderiam ter sido poupadas com bom senso, escolhas acertadas e respeito à ciência."

Asseguramos que os responsáveis pagarão por seus erros, omissões, desprezos e deboches. Não chegamos a esse quadro devastador, desumano, por acaso. Há culpados e eles, no que depender da CPI, serão punidos exemplarmente.

"Os crimes contra a humanidade, os morticínios e os genocídios não se apagam, nem prescrevem. Eles se eternizam e, antes da justiça Divina, eles se encontrarão com a justiça dos homens", finalizam os senadores.

A nota foi assinada por Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente, Renan Calheiros (MDB-AL), relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), Otto Alencar (PDB-BA), Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Rogério Carvalho (PT-SE) e pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que não é membro da CPI.