Papa pede no México que nenhum poder despreze a dignidade humana

Em Silao (México)

O papa Bento 16 afirmou que nenhum poder pode desprezar a dignidade humana, ao chegar nesta sexta-feira ao México, e pediu aos católicos para reafirmar sua fé.

O Pontífice disse ainda que os mexicanos precisam ser "fermento na sociedade, contribuindo para uma convivência respeitosa e pacífica, baseada na inigualável dignidade de qualquer pessoa, criada por Deus, a qual nenhum poder tem direito de esquecer ou desprezar".


O papa afirmou que rezará "particularmente pelos que sofrem devido a antigas e novas rivalidades, ressentimentos e formas de violência".

Assim, citou as guerras antidrogas que atingem o México e que deixaram desde dezembro de 2006 mais de 50.000 mortos como resultados de disputas entre os cartéis e a repressão militar.

Joseph Ratzinger se disse contente de estar no México e na América Latina. "Desejo dar as mãos de todos os mexicanos e abraçar as nações e os povos latino-americanos", declarou ao iniciar sua visita.

"A Igreja não compete com outras iniciativas privadas ou públicas. Não pretende nada além de fazer o bem de forma desinteressada e respeitosa", afirmou o Pontífice que chegou na tarde de sexta-feira no aeroporto de Guanajuato na cidade de Silao, onde foi recebido pelo presidente Felipe Calderón.


Desta forma, o papa citou as tensões em torno do crescente laicismo no México, que se traduziu em reformas vinculadas à família, ao aborto e às uniões homossexuais.

A Cidade do México aprovou nos últimos anos leis que descriminalizam o aborto antes das 12 semanas de gravidez e autorizam o casamento com plenos direitos de pessoas do mesmo sexo.

Bento 16 afirmou sua esperança de que "este povo honre a fé recebida e suas melhores tradições", diante da diminuição das práticas religiosas registrada no país e da violência relacionada ao narcotráfico que deixa 50.000 mortos em cinco anos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos