Navio americano a caminho de destruir armas químicas sírias

WASHINGTON, 25 Jun 2014 (AFP) - O navio americano MV Cape Ray abandonou o porto espanhol de Rota nesta quarta-feira rumo a Gioia Tauro, Itália, onde recolherá as armas químicas sírias que serão, posteriormente, destruídas no mar, anunciou o Pentágono.

"A viagem até a Itália levará alguns dias", afirmou um porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, em comunicado que não proporcionou mais detalhes.

Quando as armas e produtos químicos estiverem a bordo do navio, o Cape Ray se dirigirá "a águas internacionais para começar a neutralização dos agentes químicos", acrescentou.

A Organização da ONU para a Proibição das Armas Químicas (Opaq), que supervisiona a eliminação das armas tóxicas da Síria, disse que pelo menos 92% do arsenal declarado deixou o país, ou foi destruído.

Em setembro passado, Rússia e EUA chegaram a um acordo, que estabelece 30 de junho como prazo para a destruição de todo o arsenal, depois da pressão internacional decorrente de um ataque com gás sarin na periferia de Damasco em agosto. Centenas de pessoas morreram no episódio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos