Corpo de refém sul-africano morto no Iêmen chega a Pretória

Em Jerusalém

  • Mohammed Saber/EPA/EFE

    O líder do Hamas, Khaled Meshaal durante sua primeira visita à faixa de Gaza

    O líder do Hamas, Khaled Meshaal durante sua primeira visita à faixa de Gaza

JOHANNESBURGO, África do Sul, 09 dez 2014 (AFP) - O corpo de Pierre Korkie, o professor sul-africano sequestrado pela Al-Qaeda no Iêmen e morto em uma tentativa frustrada de resgate das forças especiais dos Estados Unidos, foi repatriado nesta terça-feira.

"Chegou pouco antes das 7H00 à base aérea de Waterkloof", região de Pretória, informou Imitiaz Sooliman, presidente da ONG 'Gift of the Givers', que negociava a libertação do refém e está em contato com a viúva de Korkie.

A morte de Pierre Korkie no sábado provocou uma forte comoção na África do Sul, especialmente porque ele estava a ponto de ser libertado horas mais tarde, segundo a ONG, que negociava com os sequestradores.

A quantia de 200.000 dólares, arrecada entre amigos e parentes do refém, seria entregue aos beduínos que atuavam com intermediários, segundo a 'Gift of the Givers'.

O corpo de Korkie, ex-professor de Educação Física e Biologia, passará por uma necropsia antes de ser entregue à família.

A viúva do refém, Yolande Korkie, capturada com o marido em 27 de maio de 2013, mas libertada em janeiro, deve conceder uma entrevista coletiva em Johannesburgo.

Korkie e outro refém da Al-Qaeda, Luke Somers, um repórter fotográfico americano, morreram na tentativa frustrada de resgate das forças especiais americanas na província oriental de Shabwa, Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos