Protesto deixa 130 feridos na capital da Guiné

CONACRI, 27 Fev 2013 (AFP) - Ao menos 130 pessoas ficaram feridas, incluindo 68 policiais, durante um protesto nesta quarta-feira em Conakry para exigir transparência nas eleições legislativas previstas para 12 de maio, informou o ministro da Segurança, Maramany Cissé.

Segundo o porta-voz do governo Albert Damantang Camara, um dos policiais feridos está em "situação crítica".

Os distúrbios deixaram "importantes danos materiais em prédios públicos e privados e destruíram diversos veículos, particulares e das forças da ordem", disse Camara, ao pedir "calma, civismo e responsabilidade" à população.

Milhares de pessoas se concentraram nos subúrbios da capital para exigir transparência nas legislativas de 12 de maio e a saída de Alpha Condé, o presidente da Guiné.

"As forças policiais utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que atacou os agentes para vingar a prisão e sequestro de um dos manifestantes", disse Almamy Soumah, responsável da oposição.

Segundo a Constituição, as eleições legislativas deveriam ocorrer seis meses após a posse de Alpha Condé, em dezembro de 2010, mas têm sido adiadas em várias oportunidades.



bm/msv/lr



Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos