Diálogo entre Kerry e Abbas foi construtivo

AM¥, 27 Mar 2014 (AFP) - A conversa em Amã entre o presidente palestino, Mahmud Abbas, e o secretário de Estado americano, John Kerry, que tenta impulsionar o processo de paz, foi construtiva, declarou nesta quinta-feira um funcionário americano.

Kerry interrompeu uma visita a Roma para se reunir com Abbas na noite de quarta-feira na capital jordaniana com o objetivo de aproximar posições entre palestinos e israelenses, afirmou seu porta-voz.

O secretário de Estado foi recebido pelo rei Abdullah II, antes de reunir durante a noite por mais de quatro horas com Abbas, que retornava de uma cúpula árabe no Kuwait.

O funcionário americano disse que havia sido uma conversa construtiva e acrescentou que Kerry planeja "permanecer em contato com Abbas e com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nos próximos dias".

John Kerry tenta avançar com o processo de paz, ameaçado por divergências sobre a libertação por parte de Israel de um contingente de presos palestinos, prevista para o dia 29 de março.

Abbas "disse que não falará de nada até a libertação do quarto contingente de presos", declarou à rádio Voz da Palestina o ministro palestino para os Prisioneiros, Isa Qaraqae, que acusa Israel de descumprir seus compromissos.

O acordo concluído em julho para retomar as negociações de paz prevê a libertação gradual de 104 prisioneiros palestinos detidos antes dos acordos de Oslo em 1993, em troca de que os palestinos suspendam as iniciativas para aderir a organizações internacionais.

O governo israelense libertou os três primeiros contingentes de 26 prisioneiros cada um, mas adiantou que pode cancelar o quarto devido ao estancamento no qual se encontram as negociações e a deterioração da relação com os palestinos.

bur-jkb/feb/tp/erl/ra/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos