Véspera de eleições na Índia em meio a fortes tensões religiosas

NOVA DELHI, 06 Abr 2014 (AFP) - Os partidos políticos indianos faziam neste domingo seus últimos atos de campanha na véspera das maiores eleições legislativas organizadas no mundo por número de eleitores.

O nacionalista hindu Narendra Modi é o favorito na disputa contra o Partido do Congresso, da família Gandhi.

As pesquisas indicam uma derrota do Partido do Congresso, que está há dez anos no poder. A formação foi enfraquecida pelos escândalos, pela desaceleração do crescimento e pela inflação.

Se os resultados das sondagens forem confirmados, Rahul Gandhi, herdeiro da dinastia política mais poderosa da Índia, vai sofrer uma derrota incontestável.

Modi, o polêmico candidato do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party, chefe do Executivo do Estado de Gujarat (oeste) desde 2001, é uma personalidade que divide a Índia desde os confrontos entre comunidades que agitaram seu Estado em 2002, deixando mais de 1.000 mortos, na maioria muçulmanos.

Nos últimos dias, seu braço direito, Amit Shah, foi acusado de ter instigado os hindus contra os muçulmanos, que formam a principal minoria religiosa do país, com 13% da população.

Na segunda-feira, a Índia começa uma maratona eleitoral de nove etapas que terminará no dia 12 de maio, para eleger os integrantes da câmara baixa do Parlamento.

Cerca de 814 milhões de eleitores foram convocados às urnas, 100 milhões a mais do que em 2009.

anb-tha/sls/dm

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos