Presidente colombiano é reeleito com 50,80% dos votos

Em Istambul

BOGOTA, 15 Jun 2014 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, foi reeleito neste domingo com 50,80% dos votos no segundo turno de uma eleição importante para o processo de paz com a guerrilha, de acordo com uma contagem preliminar de 97,32% do total, informou a autoridade eleitoral colombiana.

Santos, que governa desde 2010 com uma coalizão de centro-direita que recebeu o apoio da esquerda nesta eleição, derrotou o direitista Óscar Iván Zuluaga, que ficou com 45,13% dos votos.

Pouco mais de 4% dos eleitores colombianos votaram em branco.

Em um processo eleitoral fundamental para o futuro do processo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), promovido pelo governo, Santos conseguiu se impor em Bogotá e nas regiões da costa do Caribe, enquanto Zuluaga conseguiu mais apoio na zona central do país.

"Com este resultado, Santos conquista uma vitória com uma vantagem apertada, que não o permitirá governar com muita tranquilidade. De qualquer forma, o partido de Zuluaga também não vai exercer uma oposição muito forte, já que terá apenas 32 representantes de um total de 268 congressistas", disse à AFP Fernando Giraldo, especialista em Sistemas Políticos da Universidade Javeriana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos