Autoridades canadenses apontam falha nos freios como causa de acidente com trem

Em Ottawa (Canadá)

O Escritório de Segurança no Transporte do Canadá (TSB, por suas siglas em inglês) informou nesta sexta-feira que o trem desgovernado que explodiu em Lac-Megantic não estava corretamente parado devido a uma força de frenagem insuficiente.

"A investigação do TSB determinou que a força de frenagem aplicada tinha sido insuficiente para parar o trem na pendente descendente de 1,2%", indicou o TSB em um comunicado.

"O número de freios" mecânicos utilizados no trem com 72 vagões-tanque que transportava petróleo e explodiu na localidade de Lac-Megantic, na província de Québec (leste), "é apenas um dos fatores" entre outros que devem ser considerados pelos investigadores, disse Ed Belkaloul, encarregado das pesquisas.

O trem da Montreal, Maine & Atlantic Railway estava estacionado em uma cidade perto de Lac-Megantic para uma troca de tripulação quando entrou em movimento, descarrilou e explodiu, destruindo o centro da localidade e causando 47 mortes.

As autoridades pediram que sejam examinados os freios de todos os trens nas vias principais. Também pediram que sejam revisados os protocolos para o transporte de bens perigosos.

O TSB pediu também que o Departamento de Transporte do Canadá revise as regras de segurança dos trens "com o objetivo de evitar movimentos involuntários".

A investigação do acidente acontecido no dia 6 de julho levará várias semanas mais, informou Belkaloul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos