Milhares de estudantes chilenos saem às ruas pedindo educação de qualidade


Em Santiago

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Estudantes protestam no Chile179 fotos

126 / 179
17.out.2013 - Estudantes e policiais entram em confronto durante protesto por melhorias no sistema público de educação chileno, em Santiago, nesta quinta-feira (17) VEJA MAIS > Imagem: Ivan Alvarado/Reuters

Milhares de estudantes chilenos protestaram nesta quinta-feira, em Santiago, na sexta passeata do ano para pedir mudanças que garantam uma educação pública gratuita e de qualidade, faltando um mês para as eleições presidenciais.

A polícia calculou em 18.000 o número de pessoas que participaram da marcha, enquanto os organizadores contabilizaram 50.000 participantes.

Além de suas conhecidas exigências por uma educação pública melhor, em um país com um setor educacional fortemente privatizado, os estudantes também pediram informações mais detalhadas sobre os programas dos candidatos presidenciais para este setor.

Em seus cartazes, eles criticam o modelo educacional imposto pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), e que se mantém vigente até hoje, provocando uma profunda brecha de desigualdade entre os estudantes em função de sua origem social.

Nas manifestações ocorridas na periferia, foram registrados confrontos, com estudantes mascarados erguendo barricadas incendiárias e jogando coquetéis molotov, enquanto a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersá-los.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

comentários 0

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos