EUA excluem sanções contra Israel

Em Kiev

  • Efrem Lukatsky/EFE

    Manifestante usa marreta contra estátua de Vladimir Lênin, símbolo da Revolução Russa, derrubada na praça da Independência de Kiev, após nova manifestação

    Manifestante usa marreta contra estátua de Vladimir Lênin, símbolo da Revolução Russa, derrubada na praça da Independência de Kiev, após nova manifestação

WASHINGTON, 09 dez 2014 (AFP) - Os Estados Unidos desmentiram nesta segunda-feira qualquer intenção de impor sanções a Israel por sua política de colonização, após a imprensa israelense citar tal possibilidade.

"As informações da imprensa de que poderíamos considerar sanções contra Israel carecem de fundamento, disse a porta-voz Jennifer Psaki.

Psaki se referia a um artigo do jornal israelense Haaretz, da semana passada, sobre planos da Casa Branca para ações contra o aliado israelense diante da persistente colonização dos territórios palestinos.

No artigo, o jornal não falava diretamente em sanções, mas se referia a "medidas ativas contra a colonização", citando um alto responsável israelense.

"Nós impomos sanções através do mundo por uma série de razões, mas, evidentemente, esta não é a situação" com Israel, que é "um parceiro importante", afirmou Psaki, acrescentando que a colonização dos territórios palestinos é "ilegítima" e "contraria os interesses de Israel".

As relações entre Estados Unidos e Israel sofreram um esfriamento desde o fracasso do processo de paz com os palestinos na primavera boreal passada e com a aceleração, há um ano, das negociações internacionais sobre o programa nuclear do Irã.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos