Forças mexicanas assumem controle de cidade cercada por milícia

Apatzingán (México)

Forças federais mexicanas desarmaram nesta terça-feira a polícia de Apatzingán, no Estado de Michoacán, e assumiram o controle desta cidade-chave para o narcotráfico, que está cercada pela milícia, informaram as autoridades.

Ao menos 200 homens do contingente federal enviado para pacificar Michoacán ocupavam nesta terça o centro histórico de Apatzingán, apoiados por blindados, constatou a AFP.

Um comandante da polícia federal, que pediu para não ser identificado, revelou que os agentes municipais de Apatzingán foram levados ao seu quartel para serem "desarmados".

Apatzingán é conhecida por ser o principal bastião do cartel dos Cavaleiros Templários.

O governo federal reforçou na segunda-feira sua operação em Michoacán, diante dos recentes confrontos entre os traficantes e as milícias, criadas por moradores da região para se defender dos ataques dos Templários.

No final de semana passado, as milícias cercaram Apatzingán e revelaram sua intenção de tomar a cidade, de 120 mil habitantes, onde as autoridades estariam cooptadas pelos Templários.

A população de Apatzingán teme novos episódios de violência como os ocorridos na sexta-feira passada, quando foi incendiada parcialmente a sede da prefeitura, lojas e veículos, em um ataque considerado como uma advertência aos Templários por parte da milícia.

A operação federal trata desde a segunda-feira de desarmar as milícias, que resistem à medida, o que tem provocado vários incidentes.

Segundo a milícia, militares que pretendiam desarmar milicianos abriram fogo na madrugada desta terça-feira contra civis matando quatro pessoas.

Os grupos de autodefesa surgiram em várias localidades de Michoacán no início de 2013. Diante da inação das autoridades, lutam contra os Templários, que são acusados de assassinar, sequestrar e extorquir impunemente a população há anos.

Em um ambiente de crescente violência, as milícias avançaram em vários municípios de Michoacán. Atualmente estão presentes em todo o território que cerca a cidade de Apatzingán, centro econômico mais importante da região.

As milícias afirmam que seu objetivo é "recuperar" os 113 municípios de Michoacán.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos