ONU pede a presidente ucraniano diálogo construtivo com oposição

NOVA YORK, 27 Jan 2014 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta segunda-feira ao presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovitch, que tenha um "diálogo construtivo" com a oposição para pôr fim às sangrentas manifestações no país.

O porta-voz da organização, Martin Nesirky, disse que Ban manifestou sua "profunda preocupação" com a crise nesse país, em uma conversa por telefone com Yanukovitch.

Manifestantes invadiram a sede do Ministério da Justiça, em Kiev, agravando as tensões deflagradas depois que o presidente se recusou a assinar um acordo que aproximaria o país da União Europeia.

Ban convocou todas as partes a estabelecerem "um diálogo significativo, prolongado e inclusivo (...) para encontrar uma solução para a crise e evitar mais derramamento de sangue".

O secretário "estimula o presidente a liderar o caminho para travar um processo de diálogo construtivo para tentar solucionar, de forma pacífica e mediante compromissos, a crise em seu país", acrescentou Nesirky.

A oposição ucraniana disse nesta segunda estar disposta a continuar as negociações com Yanikovitch. A ministra da Justiça, Olena Lukash, advertiu que os manifestantes devem, em primeiro lugar, deixar a sede de seu Ministério.

O secretário-geral da ONU está em Havana, como convidado especial da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos