Crimeia é mais importante para Moscou que Malvinas para Londres, diz Lavrov

Em Londres

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro

A província ucraniana da Crimeia é mais importante para a Rússia do que as Malvinas para o Reino Unido, declarou nesta sexta-feira (14), em Londres, o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

Ampliar

Crise na Ucrânia200 fotos

1 / 200
22.out.2015 - Halina Ivanovna, atendente em uma loja que vende alimentos em Sartana, Mariupol (no leste da Ucrânia). Embora tenha enfrentado confrontos entre separatistas e forças de segurança do país, a cidade já não se preocupa tanto com a guerra Imagem: Brendan Hoffman/The New York Times

"A Crimeia significa muitíssimo mais para a Rússia do que as Malvinas para o Reino Unido ou as Ilhas Comores para a França", declarou Lavrov em uma coletiva de imprensa, depois de se reunir com seu colega americano, John Kerry.

Entenda a importância da Crimeia

O encontro, que terminou sem nenhum acordo, foi a última tentativa ocidental de deter o referendo de adesão à Rússia da província ucraniana, de maioria de língua russa, previsto para domingo.

O referendo foi considerado ilegal pelos Estados Unidos porque foi convocado pelo Parlamento regional com a presença de tropas russas na Crimeia e sem a autorização de Kiev.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos