Sacerdote católico sequestrado na Crimeia é libertado

De Kiev (Ucrânia)

Um sacerdote de uma igreja católica ucraniana de rito oriental que havia sido sequestrado por homens armados neste sábado (15) no porto naval de Sebastopol, na Crimeia, foi libertado, indicou a polícia.

Um porta-voz da polícia disse à AFP que Mykola Kvitch é capelão militar, e que foi libertado depois de ter sido detido brevemente enquanto seu apartamento era inspecionado, onde foram encontrados coletes à prova de balas.

Pouco antes, o padre Lyubomyr Iavorski havia anunciado o sequestro de Kvitch, mencionando múltiplas ameaças recebidas pelos sacerdotes de sua igreja na Crimeia, que se negaram a abandonar a península.

Depois que a península da Crimeia passou para o controle das forças russas, no fim de fevereiro, a polícia é controlada pelos separatistas pró-russos e colabora com as milícias de autodefesa.

A igreja católica de rito oriental, fortemente implantada, sobretudo no oeste da Ucrânia, foi proibida por Stalin e integrada à força na igreja ortodoxa. Após anos na clandestinidade, ressurgiu após a queda do comunismo e conta agora com cinco milhões de fiéis, ou seja, 8% da população.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos