Detido prefeito de San Cristóbal, foco dos protestos na Venezuela

CARACAS, 20 Mar 2014 (AFP) - O prefeito de San Cristóbal - capital do estado de Táchira e foco da onda de protestos que sacode a Venezuela - foi detido nesta quarta-feira pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) por fomentar uma "rebelião civil" e instigar à violência, informou o ministro do Interior, Miguel Rodríguez.

"O I Tribunal do estado de Táchira, através do Ministério Público, decretou a captura do prefeito Daniel Ceballos (...), o que já foi efetuado pelo Serviço Bolivariano de Inteligência", disse Rodríguez ao canal estatal VTV.

Ceballos é o segundo dirigente da Vontade Popular a ser detido por promover a violência na onda de protestos contra o governo do presidente Nicolás Maduro, iniciada em San Cristóbal no dia 4 de fevereiro.

Leopoldo López, máximo líder da Vontade Popular, está em uma prisão militar desde 18 de fevereiro, também por promover a violência ligada aos protestos.

Rodríguez explicou que o Sebin realizará a "respectiva apresentação (de Ceballos) ao tribunal".

Ceballos foi detido em Caracas, informou a Vontade Popular no Twitter.

Eleito nas municipais de dezembro de 2013, Ceballos denunciou nas últimas semanas que grupos ilegais armados, ligados ao governo, estavam atirando contra as barricadas montadas por estudantes em San Cristóbal.

Segundo o ministro Rodríguez, a prisão de Ceballos "é um ato de justiça diante de um prefeito que não apenas deixou de cumprir as obrigações impostas pela lei e a Constituição, mas que também facilitou e apoiou toda violência irracional desatada na cidade de San Cristóbal".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos